quarta-feira, 30 de março de 2016

Seleção Brasileira conseguiu empate heróico! Mesmo assim, merece puxão de orelha!!

O primeiro tempo da Seleção Brasileira na partida diante do Paraguai foi digno de se sentir “nojo” em razão do comportamento demonstrado pela maioria dos atletas que estiveram em campo!! Falta de comprometimento e vergonha na cara são apenas alguns termos que servem pra definir o que vi do time de Dunga! Insisto...isso ocorreu na 1ª etapa!! No tempo final, o Brasil voltou um pouquinho melhor, mas logo no início, levou o 2º gol após falha de marcação em cima de Roque Santa Cruz, atacante paraguaio, que culminou com um cochilo imperdoável de Daniel Alves. Dois a zero “contra” e a partida se desenhava para uma derrota extremamente comprometedora do selecionado nacional. Algumas alterações foram efetuadas na Seleção Brasileira...pra mim, a que mais surtiu efeito a entrada de Hulk que deu maior mobilidade ao ataque “canarinho”! Por sua vez, o Paraguai abdicou de atacar, recuou de forma exagerada e o Brasil achou os dois gols que evitaram a derrota. Ricardo Oliveira e Daniel Alves, este a 45 minutos do 2º tempo, “salvaram”...pelo menos por enquanto, a pele de Dunga!! O Brasil é sexto na classificação das Eliminatórias pra Copa da Rússia e volta a jogar, por esta competição, dia 2 de setembro, contra o Equador, fora de casa. E, sobre o sr. Carlos Caetano Bledorn Ferri, que pra quem não sabe é o Dunga(foto abaixo), aumentam as pressões para que ele seja demitido e venha Tite, do Corítnhians, pra comandar a Seleção! Huummm... aguardemos!!

Mas, demitir treinador é sempre a melhor solução quando seu time não faz boa campanha?? Na minha maneira de pensar...com toda a certeza, NÃO!!! O último clube em Santa Catarina que mandou embora seu técnico foi o Avaí. Raúl Cabral(foto a seguir) conseguiu fazer com que seu time vencesse pela última vez em 2 de março último e, por ser uma equipe considerada de ponta no Estado, claro...houve pressão da torcida e os dirigentes optaram pelo trivial...o “óbvio” para a maioria dos pensamentos de quem comanda futebol no Brasil: trocar o comando técnico. Sempre defendi a tese de que qualquer esporte de rendimento precisa de tempo para que atletas e treinadores possam mostrar seu trabalho e, por conseqüência, capacidade de desempenho! Massss...em 99,99% dos casos, aqui no “País da bola”...os “cabeças pensantes” que chefiam clubes acabam optando por demitir quem fica à beira do gramado. São raríssimos os casos em que há um verdadeiro prestígio ao técnico!! Vem sempre aquela frase: “É mais fácil mandar o treinador embora do que os 11 jogadores!!”.

Trazendo isso aqui pro nosso chão...mais perto...o Criciúma apostou em Roberto Cavalo pra montar o time de 2.016...depois do processo de transição administrativa ocorrida no fim do ano passado. As opiniões se dividem. Entretanto, no Criciúma que passou por mudanças diretivas o que fez Jaime Dal Farra, pra mim, foi o mais correto! Ou seja...chamou Cavalo e atribuiu a ele incumbência de formar o plantel que, hoje, está jogando o Campeonato Catarinense e, em breve, vai disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B. Pelo que sei, só o zagueiro Raphael Silva não foi indicação do técnico tricolor. O referido atleta foi uma sugestão do diretor de futebol, Émerson Almeida. Só que, pra “entrar” no Criciúma, Raphael Silva precisou da aprovação do “comandante” Roberto Cavalo. Ora bolas...se Jaime Dal Farra depositou toda confiança no treinador e o entregou a missão de “fazer” o Criciúma, dentro de campo, visando as competições da atual temporada...então que assim seja!! Se der certo... Roberto Cavalo será, de novo, carregado nos braços da torcida! Caso contrário, assumirá o ônus de possíveis insucessos!! Verdadeira “faca de dois gumes”!!

Um comentário:

  1. Acredito que não de para comparar time com seleção. Dunga não tem currículo para o cargo, foi uma alternativa ridícula depois do 7 a 1. Ele não depende de investimento ou algo parecido, ele convoca os jogadores e treina o time, então se as coisas não vão bem ele é o maior culpado, além da pessoa que o contratou. Podemos não ser mais os melhores do mundo, mas jogadores para se classificar para a copa do mundo nos temos, o maior problema não é a qualidade a disposição, e sim quem gerencia nossa representante.
    Dunga é o melhor ou um dos melhores Técnicos do futebol Brasileiro? Essa deveria ser a primeira exigência para alguém dirigir a seleção.

    Rafael Guiguer

    ResponderExcluir