quinta-feira, 14 de abril de 2016

Que tal deixar o Roberto Cavalo trabalhar?? O presidente também...!! E, os 92 anos da F. C. F.

Ainda bem que a grande maioria é sensata e não precisa ficar “espinafrando” esse ou aquele pra impôr opiniões que, na grande maioria das vezes, são com o intuito de “jogar pra baixo”, destruir, fazer com que as pessoas que hoje estão comandando o Criciúma, dentro e fora de campo, “chutem o balde” e “mordam a isca”!! Tenho observado via sites de notícias e de opiniões, as tais redes sociais, que acabaram se transformando na principal forma de comunicação entre torcedor e clube. E, pelo que tenho visto e constatado, alguns agem até com certa maldade!! Ora bolas...pra mim, nenhuma novidade pois conheço bem determinadas “peças” e “figuras carimbadas”!! E é sempre uma linha de emitir parecer dizendo que este “não presta...não joga nada”! Ou...”direção omissa”, “quem dirige não entende nada de futebol”...e por aí vai...!!

Aliás, lembro ao leitor, aquele que prima em ser mais ponderado...que, na história recente do Criciúma, até o vitorioso ex-presidente Moacir Fernandes chegou a ser contestado e tinha gente que queria porque queria sua saída do Clube! Isso em 2.006/07. Depois foi a vez de Édson Roberto Búrigo, o “Cascão” ser “caçado” por “raposas”!! Veio Antenor Angeloni que deu “nova vida” ao Criciúma como instituição desportiva e, mesmo assim, havia “raivinha” daqui e dali! Diretor de futebol...então, passaram uns quantos pelo cargo e nenhum prestava!! Nas duas últimas temporadas, Cláudio Gomes só faltou ser crucificado em praça pública!! Lembro que o “sêo” Antenor se “encheu” de tanta corneta e preferiu abandonar o barco, passando o comando pra Jaime Dal Farra que, pra alguns...também “não serve”!! Que coisa, hein??
Longe de ser advogado de defesa de qualquer integrante da área diretiva do Criciúma, faço também minhas críticas!! Mas, NUNCA com o intuito destrutivo ou mexendo na vida particular de qualquer um deles!! Jaime Dal Farra, pra mim, errou ao desmontar a equipe médica que havia antes com o comando de José Carlos Ghëdin e Marcelo Beirão. Roberto Cavalo, por sua vez, em alguns jogos fora de casa dispõe o time, taticamente, com exagerados cuidados defensivos!! O presidente tem pavio curto e “vai na pilha” de quem quer sua derrocada! E tais reações acabam prejudicando bastante o desenvolvimento de seu trabalho e funções como dirigente maior do Criciúma. Se fosse ele, faria “meu trabalho” e daria tudo pra que a resposta viesse dentro de campo...que é o que mais interessa para o torcedor!! Quanto a Roberto Cavalo, este é mais experiente no mundo da bola! Sabe até onde pode ir e só obterá melhor rendimento de seu time a partir do momento em que este for mais qualificado! De qualquer modo, tanto um como outro têm seus méritos depois do processo de transição que viveu o Clube no fim do ano passado. Há uma visível evolução do Criciúma em todos os aspectos se formos comparar com o que víamos anteriormente. Cavalo é mais “light”...e o presidente Jaime Dal Farra precisa e deve agir assim também!! Caso contrário, se “rebater”... correrá riscos de não alcançar estabilidade administrativa!! Ei...o que nos faz mal, descartamos!! O que é do bem...acatamos e aprendemos!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado me faz lembrar que não posso deixar passar “em branco” o aniversário da Federação Catarinense de Futebol: 92 anos comandando o futebol do nosso Estado. Em 1.924, a entidade foi fundada com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres. Os clubes e entidades fundadoras? Pois bem...Atlético Florianópolis, Figueirense, Trabalhista, Avahy e Internato. Desde 1.986 a F. C. F. tem a presidência de Delfim Peixoto, o “da barba”, contestado por uns...admirado por outros!! Mantenho uma ligação fraternal com Dr. Delfim(foto abaixo) e já apontei, aqui neste espaço, erros e acertos, méritos e situações adversas em relação à sua administração!! Reconheço, entretanto, sua capacidade e empenho na tentativa de projetar cada vez mais o futebol catarinense em nível nacional. Aqui da coluna...os parabéns à “Federeca” por mais um aniversário!!


Um comentário:

  1. Gilberto
    Todos queriam administração caseira. Se não fosse um gerente de futebol da cidade não serviria. Se não fosse um técnico ídolo do time tb não. Se não usassem a base o mundo acabaria. Quero deixar claro que concordo em deixar presidente e técnico trabalharem. Mas tb acredito que não adianta ter gerente de futebol só pró forma. Cavalo é visivelmente sobre carregado.Eu lamento pq gosto do trabalho dele. Enquanto não souberem contratar e acreditarem que os jovens em início de carreira podem ser a salvação, do meu ponto de vista, a coisa não andará. Qtos bons jogadores os times grandes e bem estruturados revelam por ano? Três, dois? E qdo aparecem são vendidos ou trocados por cinco ou seis apostas ou já quase em fim de carreira? Acho que não dá pra ser assim. Já estão falando em contratar 12 jogadores. Mesmo que sejam razoáveis, nem vou dizer bons, qdo o time terá conjunto? Série B começa em maio.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir