terça-feira, 12 de abril de 2016

Sonhar...nunca é demais!!

Toda vez que começa uma Copa do Brasil para o Criciúma o torcedor lembra de 1.991. Não há como fazer distinção entre as situações! Claro que o tempo passou, o futebol mudou e a fórmula de disputa atual...o modo do torneio dá pouquíssimas chances pra um clube de médio/pequeno porte realmente querer brigar por uma conquista histórica. Pra dar uma rememorada no histórico da competição, os times de menor expressão que levaram a Copa do Brasil pra casa, até agora...Criciúma, em 1.991; Juventude, em 1.999; Santo André, em 2.004; Paulista, em 2.005; e, Sport, em 2.008. Como se vê...das 27 edições de Copa do Brasil já disputadas, apenas 5 não foram vencidas por clubes “grandes”! As demais 22 foram ganhas por Grêmio, Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Palmeiras, Corínthians, Flamengo, Fluminense, Santos, Vasco e Atlético Mineiro...divididas entre esses, claro! Lembrando que, o tricolor gaúcho e a “Raposa” de Minas Gerais são os maiores vencedores da Copa do Brasil com 4 títulos cada!!
Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe que sou um saudosista assumido!! Tenho viva na memória muitas coisas que se passaram naqueles anos em que ver o Criciúma jogar provocava um enorme prazer!! Como nesta terça-feira(12), o Tigre inicia mais uma caminhada em Copa do Brasil...algumas curiosidades pra lembrar coisas boas!! Olhem só...Baresi; Velhinho, Xerife, Papel ou Táipa e Nariz; Cavalo, Cabecinha e Feio; Pinto, Brutus e Chitãozinho. Tinha ainda o Ferrinho, o Zé, o Charuto, o Calcinha, o Palha, o Cabeção, o Vevê...e uma turma que, obviamente, se tornou inesquecível em razão dos resultados alcançados dentro de campo, além da alegria e satisfação que proporcionaram a uma gigante torcida...inclusive de times rivais em Santa Catarina! Bem...só pra confirmar que Baresi era o goleiro Alexandre; Sarandi...o Velhinho, por motivos óbvios; Vilmar, o Xerife...da zaga; Evandro...o Papel; e, Itá...com seu nariz pontudo que, na época, aparecia ainda mais por ele ser um jogador mais franzino. Tinha no meio...Cavalo, o Roberto; Gélson...o Cabecinha, que era realmente grandinha; e o Feio...Grizzo, segundo seu amigo Roberto Cavalo, por motivos óbvios!! No ataque, Pinto...o Vanderlei; Soares, o Brutus...por seu jeito meio rude e discreta aparência com o personagem do desenho animado Popeye; e, Jairo Lenzi, o Chitãozinho, em razão de usar um corte de cabelo parecido, na época, com o famoso integrante da dupla sertaneja. Ainda havia o Altair que veio do Ferroviário, de Tubarão. Por isso, o “Ferrinho”. Wílson, nascido na localidade de Táipa, em Orleans; Adílson Gomes, o Charuto; o “Zé”... de Zé Roberto; Jairo Santos, o Calcinha...porque ele gostava de ficar “olhando” pra elas nos varais da sua Ponta da Barra, em Laguna; o Palha...cognome do goleiro Évelton; o Cabeção...Jair(atacante); e, o Vevê...de Everaldo. Outro goleiro...Almir, e o zagueiro Omar...não eram chamados por apelidos. Ah...e o presidente Moacir Fernandes, “carinhosamente” chamado pelos jogadores de Saddam!!! Quanta saudade, hein?? 
A foto acima é recente e, num momento de descontração no Balneário Rincão, aparecem, pela ordem e/d: D. Terezinha Fernandes, Dudú Ávila, Moacir Fernandes, Antônio Roncôni, Lauvir Albino, o colunista e Vilmar Casagrande. Todos amigos e que viram de perto um Criciúma que nos deixa saudades até hoje…!!!

Quem gosta de acompanhar tudo que envolve o Criciúma poderá fazê-lo através das imagens do Sportv, canal 39, na noite desta terça. A Copa do Brasil não tem Premiere e, portanto, estaremos de olho no comportamento do Tigre em campo. Mesmo que o jogo seja contra uma equipe que acaba de ser rebaixada em seu certame regional, não aponto o Criciúma como franco favorito! E, em princípio, descarto a possibilidade de eliminar o jogo da volta com uma vitória de 2 ou mais gols de diferença! Em termos de expectativa, acho que há certa equivalência pelo fato de esta primeira partida ser realizada no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. De outro modo, considero que o Criciúma tenha melhores recursos estruturais e técnicos pra passar de fase. O rendimento do time de Roberto Cavalo, em si, não tem sido o esperado por todos nós. Masss...tenho quase certeza de que o Criciúma, num todo, é melhor do que o Operário!! Pelo menos, considero assim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário