quarta-feira, 27 de abril de 2016

Quem foi o maior goleiro da história do Criciúma??!!

Passarinho Arrepiado me ajuda a lembrar dos maiores e melhores goleiros na história do Criciúma Esporte Clube. Se formos recordar dos tempos de Comerciário... Batista foi campeão estadual em 1.968 e depois tivemos o Cabral, em 77...já “beirando” a troca de nome pra Criciúma. E, pra quem não sabe, Cabral depois andou por Atlético Paranaense, Vasco, Internacional e outros times...e também teve até uma passagem pela Seleção Brasileira!! Quando saiu de Criciúma, usou seus dois primeiros nomes e passou a ser conhecido como Roberto Costa. O assunto vem à tona porque 26 de abril é o dia do goleiro! E...qual foi o mais eficiente que tenha deixado excelentes recordações na memória do torcedor?? Respondo sem a menor sombra de dúvida: Alexandre Pandóssio(foto a seguir)!! Jogou duas vezes no Criciúma, sendo a primeira entre 1.989 e 95 e retornou em 1.998. No Tigre, fez parte do “timaço inesquecível”... ganhando títulos estaduais, a Copa do Brasil e a honrosa campanha na Taça Libertadores!! Alexandre, realmente, fez história!! Natural de Ribeirão Preto, preferiu fixar residência em Criciúma onde sua família vive até os dias atuais. Depois dele, entendo que Luís Henrique(foto abaixo, à dir., hj c/ 55 anos), que jogou no Criciúma entre 1.985 e 88 aparece como o “segundo melhor” dentre todos. De outro modo, não posso deixar aqui de destacar Fabiano e Roberto, “crias” da casa que também marcaram seus nomes no Clube. Além de,mais recentemente, Agenor e o próprio Luiz, atual dono da camisa “um”!!

Nesta quarta-feira(27), o Conselho Deliberativo do Criciúma se reúne ordinariamente num dos auditórios da ACIC. Assuntos? Dos mais diversos!! Entre os quais...contas do ano passado, além da apresentação da equipe de trabalho e os planos que envolvem o Depto. de Futebol Profissional e as categorias de base do Criciúma. No meu entendimento, conselheiro omisso fica “sem moral” depois reclamar do que acha estar errado!! Ora bolas...o mais correto é participar das reuniões e discutir os problemas! Perguntar, debater, sugerir soluções...são também, atribuições de quem é conselheiro que pensa em participar ativamente da vida do Clube!! O Dr. Renato Bastos(foto acima), como presidente, tem sabido conduzir muito bem o Conselho Deliberativo do Criciúma!! Sempre que conversamos, ele destaca a vontade que tem em promover cada vez mais a interação de quem é conselheiro com os dirigentes executivos do Criciúma. Lembro que a G. A., agora com Jaime Dal Farra, continua administrando o Clube. Masss...conselheiros e sócios patrimoniais precisam saber do que acontece no Criciúma, principalmente o que diz respeito ao “futebol”, principal produto do interesse de todos!!

Virando a página e mudando o assunto...quem pode se dar melhor na Taça Libertadores a partir de agora?? Bem, sempre parto do princípio de que...quem faz o segundo jogo em casa leva, pelo menos, discreta vantagem. Dentre os quatro brasileiros que estão nas oitavas de final da disputa, dois decidem em casa: o Atlético Mineiro, diante do argentino Racing; e, o Corínthians, que enfrenta o “raçudo” Nacional, do Uruguai. Os outros “brazucas” decidirão fora de casa, cada um, sua sorte no torneio: o São Paulo, contra o bom time do Toluca, no México; e, o Grêmio, na Argentina...perante o Rosário Central. Sinceramente em todos os confrontos, inclusive aqueles em que não estão brasileiros, não há favoritismo exacerbado!! Como se diz e se ouve com frequência...”o futebol está muito igual”!! Sendo assim, fica difícil cravar uma aposta neste ou naquele!! Vale destacar que, dos quatro clubes do País na atual fase da Libertadores, só o Atlético ainda briga numa competição regional...no caso com o Cruzeiro, pelo título de Minas Gerais. Os demais...fora! São Paulo...eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista pela “surpresa” Audax que também tirou o Corínthians da disputa; e...o Grêmio, que perdeu a classificação em casa pro Juventude, no Gaúcho, campeonato que será decidido entre o time de Caxias do Sul e o Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário