terça-feira, 24 de maio de 2016

Por que árbitro de futebol não é punido com os rigores da lei???

Duas rodadas no Brasileiro e, já, várias reclamações quanto às arbitragens!! Ora bolas...os “donos do apito” são praticamente intocáveis!! Acompanho futebol desde que me entendo por gente e sempre foi assim!! Hoje em dia, inclusive, mesmo com os recursos da televisão e a ajuda mais participativa de auxiliares e árbitros reservas, os “homens de preto” continuam errando, se equivocando e não são punidos como deveriam ser!! Sempre fui defensor da idéia de que árbitro de futebol poderia conceder entrevistas após os jogos como ocorre com técnicos e jogadores. Caramba...se o treinador é cobrado porque escala ou mexe mal no seu time; o zagueiro tem que dar explicação pelo motivo que deixou o atacante adversário cabecear; ou o atacante em razão de ter perdido um gol “feito”...por que a arbitragem não pode ser questionada depois de cada partida?? É uma situação que sempre me deixou extremamente indignado!!
Claramente, há uma blindagem por parte da Federação correspondente, CBF, FIFA e todas as entidades ligadas ao comando do futebol. Simples...os “caras” são intocáveis!! Eles chegam no Heriberto Hülse, no Beira-Rio, no “Pedra Amarela”(estádio do Operário, deMafra), no Morumbi e em qualquer outro estádio do País e não se pode nem dizer “boa noite” às figuras da arbitragem!! Ainda quando repórter, cerca de uns 10 anos atrás...e antes também, todos nós podíamos ouvir Dalmo Bozzano, Luiz Orlando de Souza, Edmundo A. do Nascimento, Cláudio V. Cerdeira, Renato Marsíglia, Arnaldo C. Coelho e tantos outros árbitros que não se escondiam atrás de blindagens ou empáfia!! Dalmo, inclusive, até gostava de ser interrogado e, aproveitava cada entrevista pra expôr suas idéias e tentar explicar-se diante de tanta polêmica na qual se envolvia!

Importante frisar que erros de arbitragem sempre aconteceram e faz parte até do “charme” do futebol!! Acompanhamos muito de perto a história do futebol catarinense e os tempos em que o Metropol recebia privilégios...o Avaí, o Joinville,o Figueirense e também, o Criciúma, sim senhor!! Não vamos aqui esquecer que o Tigre ganhou e também perdeu competições regionais por causa de erros da arbitragem!! Hipocrisia...em absoluto!! Aliás, amplio tal assunto pra dizer que “todo mundo” já foi prejudicado ou beneficiado pelo apito!! Mas, o que me deixa revoltado é a proteção que os árbitros recebem!! E, quando há um erro escancarado ...causado por falta de atenção ou preparo mesmo, há um discreto castigo...talvez uma “geladeirinha” por duas ou no máximo três rodadas e, pronto!! Lá volta(m) ele(s) como se nada tivesse acontecido! E, às vezes, uma falha é tão grave que põe a perder todo o trabalho de um time feito durante a temporada!! E assim...segue o futebol, meio que refém do que “aprontam” os “caras do apito”!!!

Passarinho Arrepiado e seus pitácos sobre duas rodadas já realizadas nas séries A e B do Camp. Brasileiro e o desempenho dos clubes de Santa Catarina. Huuummmm...a Chapecoense é vice-líder!! Está na zona da Libertadores...até quando??!! O Figueirense conquistou ponto importantíssimo em Minas Gerais, diante do Cruzeiro. O Avaí está começando o torneio como acabou o Catarinense...ou seja, cheio de altos e baixos. O Joinville vai precisar melhorar muito se quiser cumprir uma boa campanha e não correr riscos!! E o Criciúma? Por enquanto, dentro da dita normalidade. Ou seja, um jogo em sua casa...vitória; fora...empate!! Masss...vai precisar fazer, no mínimo, sete pontos em uma semana pra adquirir e passar mais confiança a si próprio e a quem o acompanha! Os jogos do Tigre nos próximos sete dias? Goiás, em casa; CRB, nas Alagoas; e, Avaí, no Heriberto Hülse!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário