terça-feira, 7 de junho de 2016

Jogou até quando as pernas suportaram...!!

Foi num jogo contra o União Frederiquense, da cidade de Frederico Westphalen, que Paulo César Baier resolveu encerrar sua longa carreira de atleta profissional de futebol. Baier escolheu o São Luiz, da sua cidade natal, Ijuí, pra se “despedir da bola”! A partida acabou empatada em 0 a 0...mas, o que mais importou foi o fim de uma trajetória irreparável que começou e terminou lá mesmo, no São Luiz! Isso...em 1.995 chegando até o último fim de semana. Pela ordem cronológica foram 21 anos atuando por, então, São Luiz, Criciúma, Atlético Mineiro, Botafogo, Vasco, América Mineiro, Santos, Pelotas, de novo o Criciúma, Goiás, Palmeiras, retornou pro Goiás, Sport, Atlético Paranaense, outra vez no Tigre, Ypiranga, Juventude e o São Luiz...pra fechar o ciclo. Ostenta a marca de ter sido o segundo maior goleador da história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro: 106 gols. Só Fred, do Fluminense, o supera com 114 gols.
Títulos e conquistas não faltaram a Paulo Baier! Entre os principais...o de campeão do Torneio Rio-São Paulo, pelo Vasco; da Copa Sul-Minas e estadual mineiro, respectivamente em 2.000 e 2.001, pelo América; em 2.009, com o Sport, no Campeonato Pernambucano; e vice-campeão da Copa do Brasil, pelo Atlético Paranaense, em 2.013. Claro que, para a torcida do Criciúma, ficou “carimbada” sua passagem pelo Clube em 1.998, quando ajudou a ganhar o Campeonato Catarinense e, obviamente, em 2.002 como uma das principais “armas” da equipe que foi campeã no Brasileiro da Série B. O acompanhei de perto nas suas três passagens pelo Criciúma e em todas mostrou ser atleta dedicado e comprometido com os objetivos traçados. Sem dúvida alguma...qualidade técnica de muito bom nível e, convenhamos, jogou até enquanto o seu corpo suportou!! Talvez siga a carreira de técnico. Vou torcer pra isso, pois se trata de alguém que conviveu vestiário e o mundo do futebol por vários anos com elevado grau de profissionalismo. Além disso, aprendeu muito e, com certeza, saberá ensinar...!!
Meio que desiludido com o futebol, Paulo Baier quase abandonou o futebol no começo de 2.002. Pois...foi numa partida pela Copa Sul-Minas daquele ano que Paulo Baier deu uma “guinada” na sua carreira. O confronto reuniu Pelotas e Criciúma...4 a 4 o placar final, com atuação impecável de Baier. Ele, inclusive, fez um dos gols da equipe pelotense. O então presidente Moacir Fernandes usou de sua costumeira habilidade e, mais do que rapidamente, viabilizou a vinda do atleta para o Criciúma. Naquele ano, com Edson Gaúcho no comando do Tigre, Paulo Baier teve que rever conceitos em relação à sua posição tática. O treinador queria que Baier tivesse maior liberdade pra entrar em diagonal e jogar sempre apoiando. O jogador, por sua vez, ficou temeroso quanto à tal mudança...questionando Édson Gaúcho. Este, entretanto, foi bem claro: “Ou faz assim ou eu peço pro Cléber Gaúcho jogar na direita e você vai pro banco de reservas!!”. Assunto encerrado!! Paulo Baier aceitou as determinações do técnico e foi um dos destaques naquela temporada! E...quem tem boa memória lembra que, justamente, por jogar como queria Édson Gaúcho, foi que Baier, dentre outras atuações, foi peça-chave na decisão do título da Série B, contra o Fortaleza, marcando três gols na vitória do Criciúma por 4 a 1!! Como é bom recordar o que é bom...hein??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário