segunda-feira, 6 de junho de 2016

Criciúma tem comportamento diferente em jogos fora de casa.

Por que? Entendo que seja um mau costume de muitos times do futebol brasileiro! As vezes o próprio treinador é quem determina tal postura. Em alguns casos, entretanto, há uma retração meio que ao natural dos jogadores dentro de campo. No caso do Criciúma, há MUITO tempo é assim!! Joga em casa...na grande maioria das oportunidades é um verdadeiro Tigre! Fora, contudo, vira um “gatinho”!! Masss ...no jogo de Osasco em que perdeu pro Oeste por 1 a 0, o campo bastante molhado atrapalhou, pois choveu muito antes de a bola rolar. O Criciúma saiu reclamando também da arbitragem. E, pelo que pudemos constatar, o tal de Eduardo Tomás de Aquino Valadão, cidadão de Goiás, errou ao não validar um gol legítimo do Criciúma, numa cabeçada de Nathan. Só o juiz viu falta no lance! Da mesma forma, o “sêo” Eduardo Tomás se equivocou ao não dar uma penalidade clara de Felipe Rodrigues, defensor paulista, que puxou Raphael Silva dentro da área. Dois “pecados” do “cara do apito” que acabaram influenciando decisivamente no resultado final!! Reclamar? Não adianta!! Lembram que já coloquei em outras postagens que os árbitros são “intocáveis”??!

Ainda sobre a atuação do time dentro de campo, a responsabilidade recai sempre sobre o comandante técnico!! É claro e evidente que, longe do Heriberto Hülse, o Criciúma fica esperando o adversário em seu campo, demonstrando que prefere adotar uma postura mais defensiva...abdicando de marcação mais firme à frente... perto dos zagueiros oponentes! Enquanto não corrigir isso ou rever conceitos, Roberto Cavalo e seus pupilos vão continuar oscilando na Série B do Campeonato Brasileiro! Assim, já se sabe que, diante do Brasil, de Pelotas, em casa, na próxima terça-feira(07), o Criciúma vai jogar pressionando o rival; e...depois, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão, de novo...aquela forma mais recuada de jogar!!  Que dificuldade, hein?? Vale frisar, ainda, que tanto Ezequiel quanto Barreto fizeram falta e, a ausência de ambos, acabou também por contribuir com problemas de marcação e cobertura que o Criciúma apresentou perante o Oeste. Nota pra Roberto Cavalo? Vamos de “5”!! Ah...também é preciso destacar que, na 2ª etapa, o Criciúma atacou mais e ficou mais com a bola. No entanto, criou MUITO pouco em termos de “perigo” à meta inimiga!!

Luiz voltou a ter atuação mais abalizada! Defendeu uma penalidade e realizou, pelo menos, mais duas defesas de elevado grau de dificuldade! Nota 7. O lateral Lucas Taylor foi extremamente infeliz em sua estréia com a camisa do Criciúma. Teve culpa, sim senhor, no gol do Oeste! De forma ingênua marcou a bola e descuidou do atacante Léo Artur que ficou à vontade pra marcar o tento da vitória da equipe paulista! (Comemoração na foto acima.) Além disso, tímido e inseguro, Lucas Taylor rendeu muito pouco na parte ofensiva. Nota 3. Saiu pra entrada de João Afonso, este no meio-campo e deu provas que, recondicionando-se física e tecnicamente, vai “brigar” pra ser titular! Nota 6. Por sua vez, Raphael Silva, novamente, foi eficaz na marcação e firme nas bolas aéreas! Nota 7. Nathan acompanhou o bom futebol de seu parceiro de setor. Até marcou um gol legal, mas que foi injustamente anulado pela arbitragem! Nota 7. Talvez a forma mais recuada de o Criciúma jogar fez com que o lateral Niltinho tivesse aparecido menos nas jogadas de apoio. Mesmo assim, foi ele quem sofreu a penalidade desperdiçada por Élvis. Nota 6. Ricardinho, com seu “feijão com arroz”, continua sendo jogador sem muito “sal”!! Seu rendimento é sempre de muitos toques pro lado, sem maior eficiência seja pra defender e marcar...ou atacar!! Nota 5. Curiosamente, desta feita, Douglas Moreira não reeditou outras boas apresentações! Foi substituído no intervalo porque esteve “sumido” na etapa inicial!! Nota 4. Entrou em seu lugar Alex Maranhão que pouco produziu...também! Continuo esperando mais do seu futebol! Nota 5. Juninho, novamente, foi discreto...sem arrancadas ou dribles, características  sua! Nota 5. Em seu lugar foi usado Hélio Paraíba, atacante de área que dividiu espaços com Gustavo. Alteração que não surtiu efeito desejado. Nota 4 pro ex-centroavante do Guarani, de Palhoça. Outro “5” pra Élvis por errar tantas jogadas de bola parada....inclusive o pênalte, defendido pelo goleiro Felipe Alves, do Oeste. No ataque, Roberto Lutou muito, correu e...só!! Nota 5 também pra ele e pra Gustavo, este preso entre os zagueiros, sem chances pra concluir a gol! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário