quarta-feira, 2 de novembro de 2016

De novo, o sonho do acesso fica adiado!

Não há o que lamentar!! Em nenhum momento da temporada que está chegando ao fim, o Criciúma deu mostras de que fez planos e projetos sólidos pra retornar à Série A do Campeonato Brasileiro!! A derrota para o Luverdense, 2 a 1, só confirmou o que vínhamos relatando há algum tempo. Ou seja, de que toda a estrutura, desde a área administrativa passando pela comissão técnica e, principalmente do grupo de jogadores tem muitas limitações!! Então...resta a todos que simpatizam com o Tigre, MAIS UMA VEZ, esperar pelo ano que vem!! Na partida do estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, lááááá no Mato Grosso, novamente o Criciúma demonstrou que não pode almejar mais do que uma posição intermediária na tabela de classificação!!

Roberto Cavalo armou sua equipe usando esquema com jogadores de características mais ofensivas. Pelo menos “no papel”, Juninho e Clayton, mais Roberto e Niltinho, são atletas que objetivam chegar à área adversária. Mas, de outro modo, o sistema de marcação foi falho!! No placar, aos 37 minutos da 1ª etapa, Jean Patrick bateu de dentro da área...sem ninguém a marcá-lo e fez o 1º gol do Luverdense. Aliás, o time da casa só não furou a defesa do Criciúma mais vezes por causa de boa atuação do goleiro Luiz. No 2º tempo, logo a 6 minutos, Bruno Baio aproveitou cruzamento de Roberto e empatou o jogo. Como só a vitória interessava, o Tigre se lançou à frente e deu o contra-ataque pro Luverdense que conseguiu o gol da vitória em jogada de velocidade aproveitada por Macena(foto em destaque).

Análises individuais:
O goleiro LUIZ efetuou boas defesas e, pelo que vi, foi o melhor do Criciúma em campo! Se não fosse suas defesas, a derrota do Tigre seria maior!! Nota 7.

Na lateral-direita...PAULO CESAR já se sabe que não tem “bola” pra apresentar mais do que o visto! Não é ala...sim lateral e que pouco vai à frente! Nota 4.

Na esquerda, outra vez notei que MARLON está sem muito “interesse” em jogar no Criciúma! Foi convocado de novo pra treinar com a Seleção Brasileira principal e sua cabeça, aparentemente, não está no Criciúma...se é que me faço entender!! Lamento tal comportamento porque sei do seu real potencial técnico!! Nota 4.

Na zaga, RAPHAEL SILVA...meio atrapalhado, se confundiu em alguns momentos pra marcar os atacantes do Luverdense. Mas, é jogador comprometido e aplicado taticamente...dentro daquilo que lhe é solicitado, levando-se em conta até onde ele pode chegar...!! Nota 6.

IÂNSON voltou a ser titular em razão da suspensão de Diego Giaretta e, outra vez, não decepcionou. Tende a crescer e buscar ser melhor aproveitado entre os titulares! Bom senso de colocação! Nota 7.

No meio, RUAN e suas carências!! O futebol atual precisa de volantes que saibam sair pro jogo e passar a bola!! Não dá pra ficar só na marcação e combate aos meias adversários, estas características que tem o camisa cinco do Criciúma. Nota 5.

Curiosamente, DOUGLAS MOREIRA não esteve bem!! Não conseguiu manter sua boa média de aproveitamento!! Nitidamente, esteve “sumido” do jogo!! Nota 5.

Por sua vez, quem surpreendeu positivamente foi o meia JUNINHO! Saiu por cansaço durante a 2ª etapa, mas enquanto suportou o ritmo foi agressivo e sempre tentando dibles...virtudes suas! Nota 7.

Já, CLAYTON, que recebeu oportunidade pra começar a partida, foi discreto! Dentro do que penso, meia tem que ser objetivo e buscar sempre “agredir” a equipe oponente ou então aprimora suas qualidades de “passador” pra “pifar” um companheiro! Entenderam bem? Pra mim, Clayton não fez nem uma coisa...nem outra!! Nota 4.

No ataque, mais uma vez ROBERTO foi muito boa opção...a melhor do Criciúma para as jogadas em profundidade!! Correu muito!! Inclusive pra ajudar na recomposição da marcação!! E...em razão de um lance que conseguiu cruzar, entrando pela área, saiu o gol de Bruno Baio. Nota 7.

Quanto a NILTINHO suas tentativas de confundir a defesa do Luverdense, atacando pela esquerda e, às vezes, também pela direita não deram muito certo!! Errou passes e deu alguns “botes errados” ...quando chega atrasado em bolas divididas!! Nota 5.

Em relação aos que entraram durante o jogo:
BRUNO BAIO...tendo muita “briga” com os zagueiros do Luverdense e até com a bola, foi premiado com o gol marcado, de cabeça! Nota 6.
ALEX MARANHÃO substituiu Juninho e procurou ajudar o ataque com chutes a gol e lançamentos. Nota 6.
Também merece um “6” CAÍQUE VALDÍVIA! Entrou em lugar de Clayton e também tentou ser mais ousado com a bola nos pés.

Sobre ROBERTO CAVALO, usou as “armas” que tem pra tentar surpreender o Luverdense, na casa deles! Ficou só na vontade! O plantel do Criciúma tem lá suas limitações?? Com certeza!! Mas, o treinador tricolor precisa rever conceitos quanto a formas de jogar e dispôr o time taticamente em campo!! Saber sair jogando sem dar chutões, trabalhar volantes que não errem tantos passes, meias mais qualificados e atacantes que “metam” a bola pra dentro...são atributos de times vencedores!! Nota 6 pro técnico do Criciúma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário