sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Os clubes e o Catarinense de 2.017.

Estive em Balneário Camboriú durante esta semana e pude acompanhar de perto duas reuniões envolvendo dirigentes dos dez clubes que vão disputar o próximo Campeonato Catarinense. Em razão da crise financeira que atravessa o País, todos terão orçamento mais “enxuto” em 2.017! Ouvi de um presidente que assumiu recentemente seu clube a seguinte “história”: “Olha ô Custódio...o presidente que saiu me aconselhou a pedir licença por cinco anos e nem jogar o Estadual. Temos dívidas trabalhistas e o rapaz que corta a grama do campo que treinamos está com salários atrasados há três meses! Quase me desesperei!! Masss...vou “tocar o barco”, mesmo assim!!”. Outra de mais um dirigente: “Ô Gilberto já tenho time quase que totalmente montado. O técnico é o mesmo do ano passado. O problema é que emprestei 13 jogadores pro (...) jogar a Segunda Divisão e os caras não pagaram!! Agora...não sei como fazer!!”.

O presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, por sua vez, queria um campeonato com mais “mata-mata”, mais jogos entre os considerados grandes. Entretanto, o Estatuto do Torcedor precisa e deve ser respeitado! Assim, a fórmula de disputa será a mesma de 2.016. Ou seja, turno e returno...todos jogam entre si, e o torneio será decidido entre o campeão de cada etapa. Se este for o mesmo nas duas fases, então...desnecessária uma decisão. O Catarinense de 2.017 começa em 29/01 e vai até 07/05...pouco mais de três meses. As novidades na próxima competição da F. C. F., o Atlético Tubarão e o Almirante Barroso, de Itajaí, que volta a jogar a 1ª Divisão em Santa Catarina depois de 46 anos!!

Vale ressaltar o muito bom desempenho de Cláudio Gomes, diretor-executivo da Associação de Clubes. Conduziu com sabedoria o encontro dos dirigentes antes do Conselho Técnico. Cláudio é visionário...pensa com inteligência, lááá na frente!! Além disso, tem total respaldo dos clubes e, com certeza, fará “vôos” mais altos...!!!

Jaime Dal Farra, presidente do Criciúma, ouviu de Francisco José Battistótti, mandatário do Avaí, o seguinte pedido: “Ganha do Vasco que tu vaisxx ajudarrr o Avaí!!”. Claro que foi aquele papo descontraído entre os dois. Dal Farra tem planos interessantes pra temporada do ano que vem visando uma melhor campanha do Tigre nos quatro torneios que irá disputar. Gostei de saber que o certame regional será tratado com muito carinho e prioridade pelo Criciúma. A Sul/Minas/Rio e a Copa do Brasil também receberão atenção especial...até porque, além da questão técnica, ir passando de fase rende bons dividendos!! E...obviamente, preferência maior para a Série B do Campeonato Brasileiro!! Inclusive, afim de que tudo transcorra da forma como projetado, o diretor-executivo Paulo Pelaipe será o responsável pela montagem do time que, com certeza, dará melhor resposta em 2.017 se comparado com os resultados obtidos na atual temporada!!

A Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, ACESC, esteve presente no arbitral da F. C. F. Referida entidade que trabalha pela classe está completando 60 anos de serviços prestados. Ao lado do presidente de honra, J. B. Telles; mais o atual presidente, José Mira, e seus vices...(este que vos escreve) e Polidoro Júnior, entregamos uma placa comemorativa ao presidente da Federação, Delfim Peixoto Filho. Muito bom fazer parte de um grupo de trabalho na ACESC que tem “peito aberto” e não se esconde de suas responsabilidades...!!! Esxtão compreendendo??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário