sexta-feira, 22 de julho de 2016

Futebol de compra e venda.

Puxo o assunto novamente pra expressar mais o que penso sobre alguns atletas que são revelados pelo Criciúma e que, mais cedo ou mais tarde, acabam deixando o Clube em busca de novos “ares”. A Lei Pelé, que entrou em vigor no mês de março de 1.998, literalmente “ferrou” com os clubes de futebol! Eles não têm mais como segurar jogadores se estes não quiserem ficar! Os atravessadores, ditos empresários(não todos, é bom que se diga) ficaram com a “faca e o queijo na mão”!! Um exemplo bem recente foi o caso do lateral Ezequiel, negociado com o Cruzeiro. O jogador teria seu contrato encerrado no fim deste ano e ficaria livre...sem que o Criciúma pudesse tirar alguma vantagem no investimento feito desde as categorias de base. E isso aconteceu graças a alguém do Cruzeiro que se dispôs a fazer um negócio mais sério com o Criciúma. Assim, os dois clubes entraram em acordo que resultou em quantia financeira para o Tigre e o empréstimo de jogadores que poderão ajudar Roberto Cavalo na campanha do Camp. Brasileiro. Se tal transação não fosse realizada, Ezequiel sairia em dezembro com o Criciúma ficando “a ver navios”!!
 

Mas, a situação de Ezequiel é apenas um exemplo no meio de tantos outros que acontecem quase que diariamente no mundo do futebol. E isso ocorre, principalmente, com clubes de menor porte. Tipo...Criciúma, Avaí, Joinville, Figueirense, Ponte Preta, Santa Cruz, Vitória, América Mineiro...e mais outros espalhados pelo País que revelam atletas, só podem pagar “X” e vem um investidor, empresário ou diretor deste ou daquele clube que “vai no ouvido” do jogador e diz: “Lá você vai ganhar 3 vezes mais do que aqui!!”. Qual profissional em qualquer área não ficaria com a cabeça vislumbrando um futuro melhor pra si e pros seus?? Ora bolas...não vamos ser hipócritas!! O atacante Gustavo tem sido assediado e o presidente Jaime Dal Farra já disse que a multa é 12 milhões de reais! Quem pagar, leva!! Corre risco, entretanto, de acontecer algo parecido com o goleiro Marcelo Lomba. Ele estava no Bahia, recebeu “convite” pra jogar no Internacional e foi embora!! Vale lembrar que o clube de Salvador não queria liberá-lo, pois havia um contrato em vigor, e estranhamente Marcelo Lomba alegou dores no tórax...ficando dois jogos sem atuar pelo Bahia. Tão logo os baianos cederam à pressão, Marcelo Lomba seguiu pra Porto Alegre, foi apresentado no sábado passado e, no domingo, já estava em campo diante do Palmeiras!! E as dores? Curadas de um dia pro outro? Entenderam bem como funcionam as coisas???!!!

O Passarinho Arrepiado sobrevoou o C. T. do Bairro Cristo Redentor e o estádio Heriberto Hülse acompanhando os últimos preparativos de Roberto Cavalo e cia. pra partida desta sexta-feira(22), contra o Paraná. Fazendo contas aqui e ali, como sempre, o “bichinho” chegou à conclusão de que, dificilmente, o Criciúma fechará o turno no G-4! Na situação atual, são seis pontos que separam o Tigre do 4º colocado. E...faltam só três rodadas pra terminar a primeira metade da competição. O Criciúma tem dois jogos em casa, Paraná e Payssandu; e, no meio destes...o Vasco, em São Januário. Vamos ser otimistas e projetar 7 pontos!! Huuummm...bota otimismo nisso!! Assim, o Criciúma iria a 30 e teria que torcer pelo insucesso de concorrentes. Então...que a torcida se conforme e se conscientize...G-4 é bem melhor no fim dos dois turnos e não só de um!! Sobre o time projetado pelo treinador tricolor, duas ausências por suspensão: Élvis e Alex Maranhão. Claro que o ex-Botafogo fará falta!! Mesmo ainda não sendo o “10” que todos queremos ver, trata-se de jogador com alguma qualidade, o que é bastante raro no atual Criciúma. Não gosto de Diego Giaretta na lateral-esquerda e entendo que Ricardinho não tem bola pra ser titular no Criciúma. Masss...quem manda e trabalha todos os dias com os caras é Roberto Cavalo! Então...a responsabilidade é dele!! Sigamos, torcemos e...oremos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário