segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Futebol catarinense continua em alta!

Em termos de Campeonato Brasileiro, nunca o futebol, barriga-verde esteve tão em evidência como anda nos últimos anos. Desde que a Chapecoense subiu passando por todos os “degraus” até chegar na elite, os considerados grandes clubes e a mídia no centro do País, cito Rio de Janeiro e São Paulo, “olham” pra Santa Catarina com mais respeito e admiração! A Chapecoense está na Série A desde 2.014 e, convenhamos, não vai cair este ano...portanto, com vaga garantida na próxima temporada! Lembro que, há alguns anos atrás, o Figueirense já havia feito “história” permanecendo por sete anos na 1ª Divisão...de 2.002 a 2.008. Um pouco antes, o Criciúma participou da principal competição nacional, num outro formato de disputa, entre 1.993 e 1.997...ou, cinco anos! Importante frisar que, além desses três clubes, Avaí e Joinville também jogaram o mesmo torneio, embora com menor tempo de prosseguimento. De qualquer modo, o “clube da moda” hoje é a Chapecoense!! Com um jeito humilde, mas MUITO competitivo de fazer futebol, os dirigentes da “Chape” podem botar a mão no peito e se orgulhar das campanhas que têm feito o time nas três últimas edições do Campeonato Brasileiro! É uma questão de reconhecimento e, ao mesmo tempo, “escola” pros demais clubes do Estado para que se espelhem, HOJE, na forma de conduzir o produto futebol lá no Oeste!! Claro que o maior feito de Santa Catarina, no futebol, foi com o Criciúma e a Copa do Brasil, de 1.991, além da belíssima participação na Taça Libertadores do ano seguinte! Teve o Metropol também... década de 60 e...ficamos por esses relatos!!

Atualmente, os clubes catarinenses vivenciam situações distintas em cada uma das séries A e B do Brasileirão. A melhor delas, claro, da Chapecoense que está em 11º lugar na tabela, tem 42 pontos, quatro à frente do Cruzeiro, o 12º, lutando pra conseguir, de novo, uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem! Vale destacar que a Chapecoense ainda tem a Sul-Americana de 2.016 onde, nesta semana, joga pelas quartas de final!! Já, o outro representante de Santa Catarina na Série A passa por momento bastante complicado!! O Figueirense está há quatro pontos do último que não cai e, na sequência, terá pela frente Atlético Mineiro, que briga por Libertadores, em Belo Horizonte; Grêmio, com o mesmo objetivo do Galo, em Florianópolis; depois...Chapecoense, fora de casa; Corínthians...outro que quer G-6, no Scarpélli; Vitória, também tentando fugir do risco de descenso, em Salvador; Fluminense, mais um que sonha com Libertadores, em  casa; e, Sport, concorrente direto, na Ilha do Retiro.

Na Série B, o “pior” está com o Joinville! Continua na zona do rebaixamento desde as primeiras rodadas do torneio e dali não tem jeito de sair!! Se bem que ganhou uma discreta “sobrevida” após vencer o Paraná, na rodada passada. Mas, ainda é o antepenúltimo na classificação!! O Avaí, por sua vez, está em  estado de graça!! Depois de passar a maior parte do campeonato em posições intermediárias, salários em atraso, troca de treinador...enfim, após enfrentar vários problemas, o Leão está “rugindo” alto nas últimas rodadas!! Hoje, é integrante do G-4 e, se continuar nessa “balada”, tem boas perspectivas de acesso!! Quanto ao Criciúma...é 7º posicionado e, se ganhar do Atlético e do Londrina nas duas próximas rodadas, ambas as partidas no Heriberto Hülse, vai reacender esperanças de retorno à Série A! Particularmente, não acredito que Roberto Cavalo e comandados possam ainda reunir forças suficientes pra confirmar o Criciúma no G-4!! Contudo...o futebol é cercado de situações inusitadas...imprevistas!! Então... como sempre, vamos ficar no aguardo, observando e torcendo pelo sucesso de todos que representam Santa Catarina no Campeonato Brasileiro...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário