sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vai ser dada a largada...!!

O primeiro campeão do Estado, conforme registros oficiais, foi o Avaí...isso em 1.924. Mas, era uma competição organizada pela então Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres antigo nome da, hoje, Federação Catarinense de Futebol. Só times da Capital jogaram este certame. Além de Figueirense e Avaí que sobrevivem até os dias atuais, também participaram o Trabalhista, o Internato e o Atlético Florianópolis. Alguns anos mais tarde foi que clubes do interior começaram a despontar nos torneios promovidos em nível estadual. Daqui do Sul do Estado, a primeira grande conquista foi do Hercílio Luz F. C. com um bi-campeonato em 1.957/58. Depois disso, o Metropol fez história ganhando cinco títulos; e, Comerciário e Ferroviário com um troféu cada. Até o Próspera entra nessa “lista” por causa do vice em 1.971, campeonato em que o América, de Joinville, levou a melhor. Teve também o “bi-vice” do Tubarão F. C. em 1.997/98. Um pouco mais recente, não podemos deixar de destacar, os nove triunfos do Criciúma E. C.

Os tempos são outros e, em 2.017, o Campeonato Catarinense contará com a volta do Tubarão e do velho Almirante Barroso. Eles ascenderam da Série B, ano passado, e se juntam a Metropolitano, Brusque, Internacional, Joinville, Chapecoense, Figueirense, Avaí e Criciúma. O histórico das competições estaduais em Santa Catarina indica que um dos 5 times considerados de maior projeção, os chamados “grandes”, sempre acaba ganhando! Só pra se ter uma idéia, de 1.972 pra cá, lá se vão 45 anos...só em 1.992 que o Brusque surpreendeu e ficou com o título. Nas outras temporadas, sempre um entre Tigre, Coelho, Furacão, Leão ou Índio...levou o “caneco”!! Entendo que, no torneio que está por começar neste fim de semana, não será diferente!! Não aponto um favorito declarado...daqueles que dá pra apostar mesmo!! Contudo, entendo que mesmo com problemas e instabilidades, um dos cinco “maiores” deverá ficar com a taça!!

Sobre o Criciúma, agora com Deivid de Souza no comando técnico, entendo que as probabilidades de sucesso são as mesmas dos demais concorrentes...aqueles que citei antes como os mais conceituados pra ganhar o Catarinense. Podem ter certeza de que nem Joinville ou Chapecoense, ou até mesmo a dupla de Florianópolis têm mais qualidade ou melhor estrutura pra ser campeão estadual este ano!! Insisto na tese de que tudo está muito igual!! Claro que há um ou outro jogador mais qualificado tecnicamente e, como o Catarinense é uma competição de três meses, talvez o nível de competitividade e a força física de um grupo melhor preparado possam fazer a diferença! O andamento do certame talvez indique um outro rumo. No entanto, continuo acreditando que o Criciúma, como sempre, é forte candidato a chegar entre os primeiros!!

Passarinho Arrepiado sobrevoou a “vizinha” Tubarão e captou que o “Peixe” está muito bem preparado, sim senhor, pra iniciar sua participação na Série A do Campeonato Estadual! Ficou sabendo que o time de Mabília realizou pré-temporada na serra gaúcha, ganhou alguns jogos-treino...inclusive do Internacional lá na terra “deles”!! Time base do Tubarão?? Pra quem gosta de acompanhar...vamos lá!! O goleiro é Jandrei, remanescente do plantel de 2.016; Alex Santos... lateral que veio do Flamengo; Gustavo Bastos, zagueiro que chegou do ABC e com passagem também pelo Figueirense; Aldo...outro que ficou da temporada anterior; e, fechando a defesa, Arthur Henrique, lateral-esquerdo...ex-Flamengo. No meio de campo tem o Matheus Barbosa que é irmão do Maílson, um meia que já jogou no Criciúma; Guilherme Amorim, que veio do Grêmio; mais Daniel Costa...este que estava no São Caetano. No setor de frente, Cálisson...que atuava no Inter, de Lages; Renteria...aquele colombiano que jogou no Inter, de Porto Alegre, onde foi campeão da Copa Libertadores de 2.006; e, Éverton Júnior...mais um que estava em 2,016 e ficou pra esse. Média salarial? Entre 6 a 15 mil reais por mês!! Quando será o  primeiro confronto entre Criciúma e Atlético Tubarão? Dia 22 de fevereiro, uma quarta-feira, em Tubarão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário