sábado, 11 de fevereiro de 2017

Primeira Liga tende a sucumbir!!

Pelo “andar da carruagem” a competição recriada ano passado com o nome de Copa Sul/Minas/Rio e agora batizada de Primeira Liga, não deve ter muito “tempo de vida”! Pra quem gosta de lembranças, o chamado “embrião” do torneio se deu em 1.999 com a Copa Sul envolvendo times do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, houve a inclusão de clubes de Minas Gerais. Foram quatro campeonatos, sendo que o Grêmio ganhou o primeiro, América Mineiro o segundo, e o Cruzeiro as duas edições seguintes. Passaram-se anos até que, em 2.015, dirigentes de alguns clubes do Sul do País idealizaram um certame a ser realizado em 2.016 convidando a dupla carioca Flamengo e Fluminense E...o Tricolor do Rio de Janeiro levou o título!

No modelo atual, agora em 2.017, o Ceará também está participando juntamente com a maioria dos principais clubes da Região Sul. Ocorre que fatores extra-campo acabaram por influenciar no calendário da atual temporada e está havendo uma verdadeira sobrecarga...atropelo mesmo, em relação aos campeonatos em disputa, no caso, Primeira Liga, Copa do Brasil e os regionais. No caso aqui de Santa Catarina, Chapecoense e Joinville estiveram jogando em “duas frentes” diferentes...competições distintas! O JEC fez uma mescla de reservas e juniores pra encarar o Atlético, em Belo Horizonte, depois de usar sua “melhor” formação diante do Metropolitano, pelo Catarinense. A Chapecoense, por sua vez, estava em Floripa na quarta(08) onde atuou contra o Avaí e o time sub-23, 24 horas depois, enfrentou o Cruzeiro, também em B. H., pela Primeira Liga.
Os treinadores e demais integrantes de comissões técnicas estão, literalmente, “berrando” contra essa sequência de partidas que, na maioria das vezes, acaba prejudicando bastante o trabalho de cada uma das equipes envolvidas. Importante frisar que, em razão do atraso no término do Campeonato Brasileiro de 2.016 por causa da tragédia com a Chapecoense, os atletas ganharam uma semana a mais de folga e os campeonatos mantém suas datas previamente programadas. Além disso, a Taça Libertadores e a Copa do Brasil tiveram fórmula de disputa modificadas e aumentaram o número de participantes, prolongando ainda o tempo de competição. Assim, a Primeira Liga fica como última opção em termos de prioridade! Temos observado que os envolvidos estão dando preferência para o respectivo regional, a Copa do Brasil e a Libertadores. Mais tarde vem a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro...e a Primeira Liga vai, gradativamente, perdendo “espaço”, importância...até que seja extinta!! É o que penso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário