quinta-feira, 25 de julho de 2019

O “Bruxo” se foi...!!

Convivi com Lauro Búrigo o dia a dia do Criciúma em 1.998. Na época, ele havia sido convidado pelo então presidente Joacir Scremin para ser o Gerente de Futebol. Ao seu lado, também como dirigente do Tigre, estava Geraldo Luiz de Farias. Os três já foram pro “andar de cima”! Lauro tinha 83 anos de idade e, praticamente, toda uma vida dedicada ao futebol!! Me disse certa vez que dividia seu “amor” entre o Comerciário, hoje Criciúma; e, o Figueirense, clube que ele aprendeu a gostar muito, principalmente depois que foi morar em Florianópolis.



“Ô Custódio...eu plantei grama aqui no Heriberto Hülse junto com meus irmãos! Tudo isso aqui está no meu sangue”! Uma de tantas frases que ouvi do velho e bom Lauro Búrigo que, sem dúvida alguma, deixa saudades!! Sempre carregou certa mágoa do ex-presidente do Criciúma, Moacir Fernandes, por este nunca o ter convidado a ser treinador depois que as cores foram trocadas para o amarelo, preto e branco. Em Criciúma, foi campeão estadual pelo Comerciário, como dirigente, em 1.968; depois campeão, no ano seguinte, com o Metropol; e, também esteve no Próspera, como comandante do futebol, no fim dos anos 90.

Lauro José Búrigo, além de treinador, exerceu outras atividades em uma verdadeira “penca” de clubes, em Santa Catarina e no Paraná. Nunca se escondeu ou se esquivou de dizer o que pensava!! Como se diz popularmente hoje, “dava no meio” sem imaginar as consequências! Conhecia o futebol catarinense como poucos e era autêntico, dentro e fora de campo!! No Figueirense, fez história em 1.975 com um time que foi “longe demais” durante o Campeonato Brasileiro daquele ano! Também chegou a ser comentarista esportivo em rádios da Capital e há vários anos tinha uma pousada na Praia de Ingleses. Como tudo e todos...teve seu tempo!! Que vá em paz “treinar” outros que também já se foram...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário