sexta-feira, 26 de julho de 2019

O futebol de resultado!

Assunto que quero abordar na postagem de hoje. Me intriga e diz respeito às exigências quanto a se alcançar resultados no futebol, independentemente de planejamento ou estratégia para determinada competição. É simples: ganhou, está tudo bem! Perdeu, nada presta!! Infelizmente continua sendo assim dentro do imediatismo que nos impõe o calendário! Afinal, nos campeonatos estaduais há aqueles que são “obrigados” a ganhar o título e estar sempre na “ponta” da tabela; e, aqueles que jogam o torneio por jogar..., sem grandes pretensões ou lutar pra não ser rebaixado. No máximo, arranjar alguma negociação que tire proveitos financeiros!
Aí, vem a Copa do Brasil onde, para clubes medianos e menores, o objetivo é “passar de fase” pra engordar o caixa! Até porque, as premiações vão aumentando à medida que a competição vai se desenrolando e as etapas sendo vencidas. Depois, o Campeonato Brasileiro com espaço de tempo maior em relação à disputa, iniciando em meados de abril/maio e acabando em novembro/ dezembro. E está bem claro que, no caso do Criciúma, do Figueirense, do Avaí e da Chapecoense...diria os quatro principais, hoje, no futebol catarinense, não necessariamente nesta ordem, há uma pressão muito grande para que o melhor possível seja alcançado!!
Imprensa e, principalmente, torcidas destes clubes não admitem perder um campeonato regional ou estar lá em baixo na tabela do Campeonato Brasileiro! Quanto à Copa do Brasil, até considero que há maior compreensão!! Mas, ai de quem não “brigar lá em cima” pelo Estadual ou de quem estiver mal colocado, seja na Série A e mais ainda na B! E...as questões estruturais e projetos elaborados ficam de lado!! O que interessa é o resultado dentro de campo!! O time pode ser ruim, os salários podem estar em atraso, o Clube devendo pra fornecedores, a arquibancada “caindo”...mas, ganhou, tudo fica de lado!! Perdeu, “cai a casa”!! É um pensamento que “tomou conta” da grande maioria das cabeças de dirigentes do futebol brasileiro!! De minha parte, o equilíbrio entendo ser o melhor caminho!! Contudo, sempre priorizando planos e instituição organizada!! Pois, dentro do que penso, mais cedo ou mais tarde, os bons resultados aparecerão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário