sábado, 8 de junho de 2019

Será que Gílson Kleina já treinou um time tão ruim como esse do Criciúma??

Entre idas e vindas, repetindo alguns clubes, o Criciúma é o 25º na carreira de Gilson Kleina como técnico de futebol. Lembro que, esta é a segunda passagem dele no Estádio Heriberto Hülse. A primeira, numa combinação com Lori Sandri, havia sido em 2.003. E, observando o currículo do profissional, fico me perguntando: será que Kleina já pegou um grupo tão limitado, tecnicamente, como o atual do Criciúma?? Claro, o questionamento se faz considerando-se as competições, os torneios por quais o profissional trabalhou! No jogo em que o Tigre catarinense empatou em 1 a 1 com o Tigre lá de Goiás, novamente, ficou evidenciada a baixíssima qualidade do plantel formado pelo Criciúma pra disputar esse início de Série B do Campeonato Brasileiro.

Quem se “salva”?? Caramba, o Luiz estava voltando depois de praticamente 3 meses afastado por lesão. Entrou pra jogar essa partida meio que de “atropelo”, em razão dos problemas de ordem física de Paulo Gianezini e de Bruno Grassi, e da falta de maior confiança no garoto Wagner. Luiz, inclusive, por causa da carência de melhor ritmo, cometeu falha no gol de empate do Vila Nova! Contudo, não dá pra menosprezar, num contexto geral, os atributos do camisa 01 do Criciúma! Sobre os dois laterais usados, um tem condição técnica razoável e o outro é “só” força. Digo isso, porque Marlon não tem mais a mesma vitalidade de temporadas passadas; e, quanto a Marcos Vinícius, lhe sobra fazer “correria”!! Sobre os zagueiros, de aproveitável mesmo...só Derlan pra ser titular!! Os demais, como se diz hoje em dia...“pra grupo” servem!!

No meio, Adilson Goiano me lembra muito o Ricardinho(foto)...aquele que está no Guarani. Toca bem na bola, tem bom aproveitamento em acerto de passes, mas joga muito pros lados, sem objetividade! Já, Eduardo(tbm na foto) e Wésley, apesar de altos e baixos, ainda permanecem sendo os mais competitivos e comprometidos com os objetivos traçados pela comissão técnica. Por sua vez, considero inadmissível o jeito, a forma como Daniel Costa se comporta em campo na grande maioria dos jogos como titular!! Caramba...o 10 do Criciúma não demonstra dedicação e entrega suficientes e adequadas, considerando-se uma disputa valendo três pontos!!

E, no setor de frente, Vinícius se utiliza bastante do que tem de melhor: a velocidade. Mas, apenas em lances esporádicos...raros, consegue alguma jogada de maior sucesso! Até porque, já deu pra ver que, se a bola chegar, Léo Gamalho(foto) “bota pra dentro”!! O que não pode é Gilson Kleina olhar pro banco e dispor de Reis, Ceará ou Lúcio Flávio e Andrew, para o ataque. E, para outros setores e posições, Caíque, Jean Mangabeira, Federico ou Carlos Eduardo. Seria exigente demais afirmar que nenhum dos citados nesta postagem não serve?? O que reitero é a escancarada falta de boas opções pro treinador tricolor, seja pra escalar titulares ou formar a turma que fica na reserva!! Resumindo: à exceção da posição de goleiro, é preciso contratações pontuais e qualificadas pra todos os setores: linha de zaga defensiva, laterais, mais atacantes e, principalmente, meias de criação! Nem que, pra viabilizar isso, seja necessário efetuar dispensas ou rescisões de contrato! Afinal, o tempo está passando e o Criciúma continua entre os quatro últimos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário