sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Copa vem aí! E depois dela?

Dia 12 de junho...estamos em cima do laço! Brasil x Croácia fazem a abertura de mais um Mundial de Futebol, o segundo da história em gramados brasileiros. Ufanismo? Não! Só em 70, quando da Copa do México e a conquista do tri é que percebi maior patriotismo e euforia da torcida e povo brasileiro em geral. Aliás, com 52 anos de idade, aquele torneio foi o primeiro que acompanhei, ainda em “preto e branco”! Recordo que, em Criciúma, o prédio mais alto era do “Comasa” e os moradores da época despejaram muito papel picado...houve muito foguetório depois de Brasil 4 x 1 Itália, o jogo final. “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil...do meu coração!” Lembram desta frase que faz parte da composição do grupo Os Incríveis? Letra e música dominaram rádios e comerciais de televisão durante boa parte da época. O regime militar que comandava o País apoiou bastante a Seleção Brasileira e vivíamos um período de repressão quanto a questões políticas e sociais. De lá pra cá muita coisa mudou. Ganhamos mais duas copas, 94 e 2.002, e a alegria sempre tomou conta do povo...até de quem não é muito chegado ao futebol. Passados 44 anos, o mundo evoluiu de forma bastante considerável, as pessoas são mais esclarecidas e já não “engolimos” tantas coisas como nas antigas! As constantes manifestações de contrariedade quanto à realização da Copa no Brasil provam isso. Mas é importante frisar que não é nada contra o futebol ou a própria Seleção Brasileira. O protesto é em oposição à forma como muita coisa está sendo feita e conduzida no País. É praticamente utópico imaginar que, se não tivéssemos Copa, todo o dinheiro gasto com ela seria investido na saúde, na educação ou em outras questões sociais. Alguns apregoam tal hipocrisia! Tenham certeza de que boa parte de toda a quantia gasta com as coisas da Copa iria pra contas bancárias com finalidades que, com certeza, não seriam de interesse da população! E...depois da Copa? Bom...segue o Campeonato Brasileiro, vem as eleições e há quem diga que viveremos uma crise econômica de conseqüências preocupantes para 2.015! Ou alguém imagina que o resultado técnico do Brasil na Copa vai determinar ou direcionar o País?! Claro que não! Todos vamos torcer para a Seleção. Mas ninguém será idiota ou burro pra continuar aceitando corrupções e desvios de dinheiro público, dentre outras questões ilícitas, e ficar caladinho só porque o Brasil vai ser “hexa”!! Não né!!!
Forças de segurança terão que ser acionadas para coibir violência durante a Copa do Mundo no Brasil.
.
Quem vai jogar no lugar de Serginho contra o Atlético Mineiro. Explico: o Criciúma trouxe, por empréstimo, o volante Serginho, do Atlético e, a não ser que pague multa, não poderá usar o atleta contra o Galo. Então...quem será seu substituto na partida de domingo, as 18:30, em Ipatinga? No plantel, tem 7 volantes. Serginho fora, João Vítor e Rodrigo Souza, por certo escalados. Sobram Luisinho Mello, que possivelmente não seja escolhido; e, Ricardinho, Maylson e Martinêz. Certamente...um desses 3! Não acredito que possa ser Maylson. Acho que a preferência do técnico Wagner Lopes deve recair sobre Martinêz ou Ricardinho.
Passarinho arrepiado deu uma passeada por Tubarão e sentiu que o povo, lá, tem uma saudade danada dos bons tempos do clássico “Ferro-Luz”. Mesmo sendo criciumense também tenho boas recordações dos jogos entre os dois e até das partidas diante do Criciúma. Alguns na Cidade Azul entendem que a culpa da ausência de um time mais competitivo por lá é do Hercílio Luz. Um pouco à distância, tenho a opinião de que o mais correto é unir o pessoal do Leão e do Atlético Tubarão em torno de um time só. Aliás, a cidade de Criciúma e o Criciúma de hoje servem como exemplo pra Tubarão. Vocês que nos acompanham aí em “Tuba” pensem e chegarão a mesma conclusão!

4 comentários:

  1. Todo mundo tem que se unir em torno de um time só, e esse time tem que ter o nome Tubarão, pois é o nome da cidade, assim como acontece em Criciúma com o tigre, fui ver o jogo do Criciúma quarta contra a Chapecoense e mesmo com a chuva que tava, foi lindo estar no meio da torcida do tigre,dá pra sentir como o pessoal em Criciúma é unido ao time, espero que possamos conseguir isso aqui em Tubarão também, todos se unirem em torno do Tubarão para termos futebol forte aqui também, acorda pessoal aqui de Tubarão!

    ResponderExcluir
  2. Giba
    Uma correção: o Criciuma não é uma associação ou fusão de outros times. O Criciúma é o Comerciario de 1948. Não houve fusão com Próspera, Metropol ou Atletico Operário. Quanto ao aspecto político da copa, teu texto é de um saudosista como dizes ser. Eu não tenho saudade alguma da ditadura civil-militar. Tenho 45 anos e lembro bem. Morava no Metropol e várias vezes fui alertado por muitas pessoas para não me aproximar de fulana ou fulano porque eram comunistas. Parecia que se pegaria uma doença contagiosa e fatal.
    Abraco
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Emerson, tive o mesmo desgosto que tu quando li sobre o tal patriotismo da Copa de 70.
      Aquele período negro da história do país, onde éramos governados por assassinos, não pode ser referência para nada.

      Quanto a questão do Comerciário transformando-se estrategicamente em Criciúma e a impossibilidade disso acontecer em Tubarão, acredito que o grande diferencial em toda esta história é o tal espírito desportivo que já expus aqui outras vezes. Ferroviário, Hercílio, Próspera, Metropol e Atlético Operário foram clubes bancados por empresas, com aqueles "objetivos" que bem conhecemos. Quando a verba cessou, os clubes morreram.

      O Comerciário, ao contrário, nasceu como os grande clubes do Brasil, motivado pelo interesse de um grupo de jovens em fazer esporte. Além disso, parte destes jovens e os que se agregaram depois tiveram condições para bancar o clube.

      Por isso o Comerciário/Criciúma deu certo. A vinda de outros torcedores, a partir de 78, foi importante, mas secundária. O rol de presidentes e o quadro de sócios patrimoniais do clube, sempre oriundos daquele grupo, apenas demonstra isso.

      Rodolfo.

      Excluir
  3. Gilberto, gostei de tu ter falado na tv Unisul (assisti pelo Justin TV) que o que falta pro sul é representatividade política, é políticos fortes que realmente nos representam. Falta mesmo, os caras se elegem, conseguem vaga de deputado ou governador e siscapam dando uma banana pro povo trouxa. Depois da copa o povo vai ver o que é bom pra tosse, o governo vai carcar um aumento em tudo. Já o pessoal de "Tuba" gosta de torcer mesmo é pra times de fora do estado e além disso pra manter um time na série B ou A tem que ter dinheiro e bons administradores, Tuba não tem nem um nem outro.

    ResponderExcluir