sexta-feira, 18 de julho de 2014

Catarinenses em alta!

É só dar uma olhada na tabela do Campeonato Brasileiro, séries A e B, que vamos observar certa evolução na campanha de cada um dos times de Santa Catarina dentro da competição. Mas...depois da Copa foi só uma rodada, Gilberto!! Sim, eu sei! Só que, por exemplo, Criciúma e Figueirense conquistaram vitórias muito importantes. Não é toda hora que se ganha de um Fluminense e nem sempre se consegue vencer fora de casa. A forma de atuar do Criciúma convenceu a grande maioria que viu o jogo e nos dá esperanças em relação a um bom aproveitamento no que vem pela frente. A primeira impressão é de que a intertemporada, inclusive o período em Sorocaba, mais os treinos fechados, acabaram surtindo o efeito desejado. A compactação do estilo de jogo do Criciúma e, por conseqüência uma marcação mais incisiva, foram fundamentais para que o Fluminense fosse anulado. Quanto ao Figueirense, aproveitou as oportunidades que surgiram no Couto Pereira e obteve excelente resultado diante do Coritiba. Vi a partida entre o “Coxa” e o Alvinegro da Capital. Os catarinenses “especularam” o tempo todo. O Figueirense foi três vezes com maior perigo ao ataque e fez dois gols! No restante do tempo, um falso domínio do Coritiba. Muita posse de bola, mas pouca produtividade ofensiva. Pela bola que está jogando, o time de Celso Roth é sério candidato a só brigar pra não cair! Ainda sobre o progresso das equipes do Estado no Brasileiro, vale frisar que o Criciúma era 14º e ganhou uma posição; e, o Figueirense, era lanterna e agora é 17º... ainda, entretanto, na zona do rebaixamento. Sobre a Chapecoense, tem um jogo a menos que Criciúma e Figueirense, mas...mesmo assim, se mantém fora da zona do descenso.
Na Série B, também nota-se que os dois representantes do futebol barriga-verde estão crescendo. O Avaí vem de duas vitórias consecutivas, o que elevou sua posição na tabela. É sexto com 17 pontos, 3 a menos do G-4. Nesta sexta(18), o Avaí enfrenta a Ponte Preta em casa e pode encostar nas primeiras colocações. Mas, quem está merecendo destaque mesmo é o Joinville! Ganhou do Ceará na terça passada, em Fortaleza, e assumiu a liderança do torneio com 23 pontos, dois a mais em relação ao 2º colocado. O JEC é, sim senhor, um dos que pode e tem condições técnicas de brigar pelo acesso!
Fico um pouco perplexo em relação à escolha da CBF para que o ex-goleiro Gilmar Rinaldi seja o coordenador de seleções da entidade. Eu esperava que a especulação em torno do nome do ex-lateral Leonardo acabasse sendo confirmada. Acabou dando Gilmar que, nos últimos tempos, agenciava jogadores. Nada contra, em absoluto! Mas, à distância, por aquilo que acompanho do futebol, o ex-Flamengo me parece ser mais capacitado para o cargo. Alguns dizem que Gilmar é quem vai definir o novo treinador da Seleção Brasileira. Entretanto, não acredito que a última palavra seja dele. Por certo, o presidente José Maria Marin é quem definirá o novo nome. Segundo o que se ouve nos bastidores da CBF, o próximo comandante da Seleção não será um estrangeiro como chegou a ser cogitado. Prefiro não ficar especulando nomes. Poucos me agradam e, particularmente, gostaria de ver não só troca de nomes. Mas, sim, novas idéias, planos e projetos sendo executados para que um resultado mais convincente já possa ser alcançado na Copa de 2.018, na Rússia.
Dupla Gilmar Rinaldi e José Maria Marin será responsável por formar a nova comissão técnica da Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário