sábado, 5 de julho de 2014

Mais um drama...Brasil classificado! Ufa!!

Coletivamente foi a apresentação mais consistente da Seleção Brasileira! Nada de brilhantismo...muito longe disso! Mas o Brasil foi competitivo, bem posicionado e compacto no sistema de marcação, dominou o 1º tempo e com merecimento conquistou a tão sonhada vaga à fase semi-final da Copa do Mundo com vitória de 2 a 1 sobre a Colômbia. Na 2ª etapa, os colombianos cresceram bastante e, novamente, a torcida brasileira viveu um drama danado! O que mudou no comportamento do Brasil para ter melhorado a produtividade? Entendo que tais avanços foram observados no setor defensivo e de meio campo. Aliás, é importante frisar que Luiz Felipe Scolari orientou os jogadores para também marcar a Colômbia. As principais peças do adversário, como Cuadrado, James Rodriguez, Quintero e Armero receberam atenção toda especial do Brasil. Reitero que a Seleção Brasileira melhorou no aspecto coletivo...ficou mais com a bola. Entretanto, individualmente, alguns continuam devendo! Júlio César teve boa atuação. Cometeu o pênalte sobre Bacca pra tentar evitar o gol da Colômbia, num primeiro momento. Penalidade que, aliás, foi muito bem batida por James Rodriguez. Maicon, escalado de última hora, jogou bem. A recomposição da marcação ficou mais rápida e eficiente com a entrada do ex-Criciúma. Thiago Silva e David Luiz fizeram excelente partida. Acabaram premiados com um gol de cada para selar a vitória brasileira! Marcelo também evoluiu em relação a jogos anteriores. Apareceu bem mais no ataque e, quem sabe, cresça na reta final. Fernandinho foi o melhor do Brasil! Marcou bem o bom “10” da Colômbia e ainda apareceu para armar jogadas. Paulinho voltou ao time titular e substituiu bem a Luiz Gustavo. Oscar se mostrou mais “ligado”! Cumpriu função tática para ajudar na marcação e ainda teve liberdade para ir à frente. Diferentemente das outras partidas, Hulk fez muito bom jogo...mas só na 1ª etapa! Na 2ª caiu de produção e saiu. Vale frisar que Hulk jogou mais no ataque e pelo lado esquerdo, não pela direita como vimos nos outros jogos. Fred, muito embora tivesse sido mais participativo, continua muito longe de ser o finalizador que a Seleção precisa. Sobre Neymar, em alguns momentos esteve “sumido” do jogo. Em outros...foi “fominha” demais! Masss...outra vez não deixou de ser importante por atrair muito a marcação as vezes desleal do adversário! Entraram ainda Henrique, Hernânes e Ramires...alterações muito mais com a intenção de “dar uma segurada” uma vez que a Colômbia estava crescendo no jogo. Ah...Copa do Mundo...o que tem de melhor no futebol! Mas a arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo foi uma lástima! Nitidamente, quis evitar mostrar cartões para talvez não desfalcar essa ou aquela equipe na etapa seguinte do Mundial. Mas foi complacente demais e acabou comprometendo muito seu trabalho!!
E a classificação da Alemanha? Ela foi justa! O time treinado por Joachim Löw foi mais consistente do que o adversário, firme na marcação...teve mais posse de bola e presença ofensiva. A França se resumiu a poucas jogadas protagonizadas por Benzema e Valbuena. Os alemães, além das virtudes citadas, possui um grande goleiro...pra mim o melhor da Copa até agora: Manuel Neuer. Os franceses insistiram muito em bolas aéreas na área alemã. A zaga germânica tem boa estatura e o sistema defensivo é muito bem posicionado. Nessa disputa, passou quem foi mais competente e mostrou melhor futebol também nos jogos anteriores.
Enquanto tudo isso acontecia, o Passarinho Arrepiado também estava de olho em Michael Vinícius Silva de Moraes. Mas quem é o dito cidadão? Trata-se do mais novo contratado do Criciúma. É atacante, 20 anos, emprestado pelo Fluminense. No futebol é conhecido como “Máicol” e que em 2.013 se envolveu em caso de doping por causa do uso de cocaína. Foi suspenso pelo STJD, cumpriu pena, e retornou este ano. Atuou em algumas partidas pelo Flu sempre como opção de banco. Seu último jogo pelo Tricolor das Laranjeiras foi contra o Atlético Mineiro em 28 de maio. Entrou e em seguida, por causa de jogada violenta, acabou expulso. Processo julgado, punição cumprida...e o atleta chega para conquistar seu espaço no Criciúma. Que assim seja...mas com sucesso e resultados práticos para o Tigre!

2 comentários:

  1. Giba
    Assististe ou tens informações sobre a atual (hoje) estágio do futebol do Cristiano? Só vejo ums única razão ora ainds estar no elenco: ser muito bom jogador. Se razões extra campo tem sido importantes pra contratação ou não de jogador, ele deu três excelentes razões prs romper contrato: os tres pontos perdidos. Extra campo porque ele sabia que não tinha condições legais de jogo, o que no mínimo indica ser slguem que coloca seu interesse antes fo coletivo e do clube.
    E aí? Sabes algo da bola dele hoje?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o jogo treino contra o Novo Hamburgo. Continua o mesmo...ele e o Criciúma como um todo!

      Excluir