terça-feira, 2 de setembro de 2014

Clube de amor...SEM alma, garra e coração!

Quem conhece e canta o hino do Criciúma sabe que, em determinado trecho, consta a frase “Nosso clube de amor, alma, garra e coração!”. Pois o que estamos observando até agora no Campeonato Brasileiro é um Criciúma sem alma, sem garra e sem coração!! Bato muito nessa tecla porque considero o aspecto anímico fundamental para que, em qualquer situação que vivemos ou vivenciamos, alcancemos sucesso! Claro que, no caso de um time de futebol, se não houver outros fatores ligados as áreas técnica ou administrativa, a coisa também não vai...não anda! Diferentemente da época em que atuava como repórter, quando se chegava no vestiário e os setoristas tinham mais acesso aos bastidores dos clubes de futebol, hoje a imprensa tem muita dificuldade para sequer chegar perto dos atletas a não ser para entrevistas. Por outro lado, os dirigentes atendem a imprensa...falam...mas dizem pouco! Assim, não sabemos se há comando e cobrança incisiva no vestiário do Criciúma. Os treinadores que já passaram este ano não mostraram característica para tal perfil. Nem Ricardo Drúbscky, Caio Júnior ou Wágner Lopes são profissionais “linha dura”. Ano passado o Criciúma já passou por drama idêntico e, dentro do que penso sobre futebol, não há no Clube...desde há muito tempo, alguém com autoridade e jeito de controlar o grupo de jogadores. Aliás, sobre os atletas, alguns se acomodam...relaxam quando atingem determinada idade e se “encostam” num contrato de 2 a 3 anos, caso do lateral Eduardo, por exemplo. Quando isso ocorre, se não houver alguém com perfil de comandante na comissão técnica ou no Depto. de Futebol, corre-se o risco de este ou aquele jogador, dependendo do caráter e do nível de profissionalismo, se “atirar nas cordas”!! Tipo assim...o pagamento sai em dia, clube com estrutura adequada prá se trabalhar, bom salário...tá bom! O “algo mais”...aquele time com raça e gana de vencer...não se vê! As vezes, os próprios atletas que são trazidos não reúnem tais atributos. É justamente aí que entra o trabalho de quem comanda, seja ele técnico ou dirigente. E...no Criciúma de hoje, NINGUÉM tem aptidão ou perfil de verdadeiro comandante!!

Dois jogos nos próximos dias, para o Criciúma, com “cara” de decisão. Quinta-feira((04), no Morumbi, contra o São Paulo, pela Copa Sul Americana; e, domingo(07), diante do Corínthians, pelo Campeonato Brasileiro. O que penso? O jogo do meio de semana deve ser encarado com menos importância do que o do dia da Pátria. Com alguns problemas de ordem física notados...só deve ser usado nas duas partidas quem , comprovadamente, estiver com condições de render em alto nível tanto num como no outro jogo. É óbvio que toda e qualquer prioridade deve ser dada para o Brasileiro. O Criciúma está na zona do rebaixamento e precisa sair dela. Ganhando do Corínthians é bem provável que o Tigre acabe o turno fora do Z-4. Então...tudo deve ser direcionado para uma vitória contra o “Timão”! Quanto a vaga na próxima fase envolvendo a Sul Americana, um empate dá a classificação ao Criciúma. O próprio São Paulo, imagino, também deve priorizar o jogo do Brasileiro contra o Sport quando vai tentar vencer para não diminuir suas chances de permanência na zona de classificação da Libertadores. Entretanto, para o Criciúma no momento, chegar à segunda fase da Copa Sul Americana é segunda opção! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado novamente lembra que precisa ser bastante exaltado o trabalho desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Recentemente, em Caçador, a turma comandada por Renato Valvassôri conquistou a segunda colocação nos Joguinhos Abertos. A partir do próximo dia 20 será a vez da cidade sediar a Olesc, evento denominado Jogos da Juventude, para 4.800 atletas até 17 anos, e, segundo a turma da F. M. E., Criciúma é fortíssima candidata ao título! Além disso, está no calendário da Fesporte para a temporada 2.015, a cidade de Criciúma ser sede dos Jogos Abertos da 3ª Idade e os Jogos Estaduais das Apaes. 

2 comentários:

  1. Perfeita a análise Giba.. e entre lágrimas de concórdia e gritos de alento, a afinidade de pensamentos e objetivos é a segurança para o início da mudança que tantos queremos e da consolidação do Tigre como um dos grandes do Brasil.. mudanças e vitórias JÁAAAA.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto
    alguem que está mais perto direção de futebol do Tigre, como tu e outros da midia local, voces já discutiram a tabela do brasileiro com o Claudio Gomes? Está mais dificil do que o ano passado ficar na serie A. Por favor me diga que ainda não jogaram a toalha.
    Disse sempre aqui: contraram W Lopes já sabendo que ele não suportaria o brasileiro todo. Agora tem a desculpa que não tem tecnico bom no mercado pelo que podem pagar. O Claudio Gomes já mostrou que não serve para diretor de futebol.
    Que coisa!!! e essa lentidão pra contratar tecnico.
    Não me espantarei ao ver Dalpozzo na flata de algo melhor. È triste!!! Se não vou o Dalpozzo virão com o Pingo ou o Mauro Ovelha...rs..
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir