domingo, 31 de agosto de 2014

O racismo de todos os dias!

A discriminação existe desde que o homem se entende por gente e a tal de Patrícia Moreira, jovem de 22 anos, flagrada por câmeras de tv na Arena, em Porto Alegre, quando do jogo Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, é protagonista de mais um ato de racismo no meio de tantos que observamos todos os dias e, na maioria das vezes, passam despercebidos. Já expressei meu pensamento em relação aos exageros que ocorrem no dia a dia...na vida corriqueira...no cotidiano. Vem cá gente...qual o problema de eu chamar de “neguinho” um amigo que tenho e que pertence a raça negra? É a mesma coisa que, ele, se quiser...me chamar de “branquinho”!! Na minha atividade, como cronista esportivo, hoje em dia não posso mais dizer que o Édson Silva, zagueiro do São Paulo, ou o Alcides, esse que estreou pelo Criciúma...é um “crioulo” alto ou um “negão” forte!! Opiniões...cada um tem a sua! Mas, é igual a alguém se referir a um atacante claro, cabeludo...loiro...e chamá-lo de “galego”! Ah...aquele “galego” lá da frente! Que mal há nisso?? Pra mim, é o mesmo que chamar uma determinada pessoa de “grandalhão”, uma “baixinha”...ou aquela “gordinha”, um “magrelo”... Enfim, vários termos que servem pra identificar popularmente um indivíduo. É assim...da nossa cultura!!

Claro que há outras situações em que fica escancarada a verdadeira discriminação. Atitudes pejorativas...depreciativas não podem receber nossa aprovação. O que fez a gremista Patrícia, chamando claramente o goleiro Aranha, do Santos, de “macaco” é algo que precisa ser repugnado e a responsável...punida com os rigores da lei! Mas a tv flagra, claramente, inclusive com perfeita leitura labial, esta torcedora. Entretanto, outros e outras próximas a ela, também vão no embalo e precisam ser também identificados e, da mesma forma, castigados! Só que racismo, discriminação, booling...e outras maneiras de prática discriminatória são vistas e observadas a toda hora...todo dia...e, na grande maioria das vezes, deixamos quieto!
Torcedora do Grêmio flagrada no ato idiota de chamar o goleiro do Santos de "macaco"!

As redes sociais, já escrevi a respeito, na atualidade representam os meios mais “adequados” para manifestações de todos os tipos. Várias delas são com desrespeito e zombaria! Algumas pessoas postam o que querem! Ofendem, xingam, esquecem da educação e muitas delas ainda se acham com total razão! Já li assim: “O face é meu e boto o que quero!”. Sim...afinal ele está protegido pela tela do computador! De longe...ou, em estádios de futebol, tem muita gente que vira machão! No teti a teti...muda muito!!

O Criciúma que joga contra o Sport Recife, fora de casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro, domingo(31), precisa ser bem parecido com o que ganhou do São Paulo. Me refiro às questões comportamentais...anímicas e táticas! Se repetir tal desempenho aumentam as chances de conseguir um bom resultado. Sobre a interinidade de Wilson Vaterkemper...ela vai continuar! Digo isso porque Wisão não quer ser efetivado! Perguntei a ele: “Se ganhar do Sport, classificar na Sul Americana e ir bem contra o Corínthians? Tu pensas em ser efetivado?”. Resposta firme: “Gilberto...quero continuar na minha: auxiliar!”.

Passarinho Arrepiado aposta no seguinte time do Criciúma para jogar diante do Sport: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortês; Serginho, Rodrigo Souza, Cléber Santana e Rafael Costa; Lucca e Souza. Estão fora João Vítor e Silvinho, suspensos, mais Paulo Báier que vai ficar aprimorando melhor condicionamento. Aliás, Báier só volta contra o Corínthians! Está correto o treinador do Tigre...escala o que tem de melhor para o momento! É uma questão de simplificar, não inventar e tentar repetir o futebol da Sul Americana!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário