sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Por que o Criciúma não aproveita a garotada da base?

Muita gente que acompanha o Criciúma chega a “se morder” por isso. Ou seja, o Depto. Amador tem bons profissionais...todos capacitados e o resultado prático disso não é visto da forma como poderia ser. Entendo que o presidente Antenor Angeloni deveria exigir melhor aproveitamento dos meninos que são revelados nas categorias de base do Clube. Pois ali são revelados aqueles atletas que podem render uma boa quantia financeira e, antes disso, aparecerem no time principal. São centenas de garotos espalhados no projeto Tigrinhos e outros milhares observados em todo o Brasil! Claro que a concorrência é grande! Afinal, todos os clubes olham...e “caçam” aqui e ali. Há também os empresários e procuradores que, as vezes, ficam as portas de estádios e ct’s para tentar colocar seus garotos e ficar com um percentual em caso de futura negociação.

No Criciúma, houve equívoco dos dirigentes quando da demissão do competentíssimo Evandro Guimarães. Trabalhou anos no Criciúma...como atleta e dirigente de base. Erradamente, o Criciúma optou em substituí-lo. Veio Sarandi, outro ex-atleta que também acabou por realizar bom trabalho. Mandaram embora! E...agora, está no comando o gaúcho Armando Desessards. O Criciúma está decidindo mais um título estadual de juniores, vai jogar de novo a Taça São Paulo e outras categorias menores, sub-17 e sub-15, também têm competições programadas para o final deste ano e início do próximo. Há rotatividade de garotos e, como tudo no futebol de hoje é muito rápido, o “cavalo” passa e as oportunidades também. Aí é que reside o maior erro do Criciúma! Ou seja, os garotos se revelam e precisam de chance...o mais rápido possível! Pra isso acontecer, é necessário total e absoluto entrosamento entre os departamentos, profissional e amador.

E...a idade não importa muito! O garoto tem 16, 17...18 anos e, se mostrar “bola” pode, sim senhor, ser chamado pelo técnico do time principal pra jogar!! No Criciúma isto não acontece por alguns motivos. Primeiro, que não há esta percepção de quem está no profissional; segundo...não há interesse específico para tal; terceiro, os dirigentes se concentram nos problemas e dificuldades do time em determinada competição e a base fica de lado; quarto... falta confiança de quem deve chamar os garotos e auto-confiança de quem é chamado!! Assim, passa o ano...o campeonato, vem contratações “de pilha” e, as vezes, a solução está em casa!!

Dentro do que penso sobre futebol, não abro mão da utilização da garotada! Quanto mais... melhor! Os guris criam identificação com o Clube e mostram mais empenho e dedicação. Além disso, são bem mais baratos do que muitos que chegam. Estes, as vezes são dispersos e só cumprem contrato! Sei que toda essa tese cai por terra quando não há qualificação técnica. E entendo, também, que não se faz time só com garotos. Mas, da mesma forma, não se consegue bons resultados só contratando e, pior ainda, quando tais contratações não têm o critério adequado.

Penso que deve haver equilíbrio! Por exemplo, o Criciúma de 2.015 pode ser planejado com certas prioridades para usar a garotada da base, mesclando com alguns mais experientes. A chamada “espinha dorsal” do time com atletas mais rodados. Por exemplo, um goleiro no estilo Luiz, um zagueiro como Fábio Ferreira, um volante que nem Rodrigo Souza, mais Cléber Santana e talvez Souza ou Zé Carlos. Cito esses pela experiência e razoável condição técnica. Já seria um começo! Nas demais posições...bola pra garotada!! Jogadores como Ezequiel, Vítor Míchels e Bruno Mazuchello, todos no momento emprestados, deveriam voltar e jogar no time que vai começar o ano que vem. Ah...e, sem qualquer dúvida, com um técnico que seja adepto de tais idéias. E, este recebendo total apoio do Depto. de Futebol. O resultado pode não ser imediato. E nem existe isso no futebol! Há necessidade de paciência e credibilidade nas pessoas incumbidas de tal propósito! É uma questão de planejamento...algo que tem faltado no Criciúma, com certeza!!

2 comentários:

  1. Acredito que todos os problemas do Criciúma passam obrigatoriamente pela falta de conhecimento de futebol do presidente e das pessoas que ele tem contratado para cargos chave, até mesmo na área administrativa.

    Esse negócio de nomear parceiros de canastra para o futebol, para o marketing, para a superintendência administrativa, não dá certo.

    Certamente nas empresas dele ele não faz isso.



    Rodolfo.



    ResponderExcluir
  2. Porque a base é fraca e faz tempo. Que jogador da base, honestamente falando, tem condições de jogar série A Gilberto? Bruno Lopes? Ezequiel? Joilson? e olha que estes são os melhores. Nâo vejo futebol consistente neles para jogar serie A ou B.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir