sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O futsal e o futebol de salão.

Sou um amante incondicional do futebol e também do futsal. Aliás, me considero do tempo em que o esporte da verdadeira bola pesada era conhecido como futebol de salão. Aparecia muito mais o drible, a qualidade individual do atleta do que nos tempos de hoje. A bola ficou bem mais leve, maior e os jogadores têm de demonstrar um altíssimo rendimento físico. Todos correm muito sem guardar posição, o goleiro pode jogar com os pés, sair da área e até fazer gols! Mas, em nome da dita modernidade, nos vimos meio que obrigados a acompanhar a tal evolução. Como quase tudo nos esportes, o futsal também foi transformado em produto para se ganhar dinheiro. Há patrocinadores, investidores, tv’s que determinam dias e horários... enfim, mais um instrumento de interesses financeiros!

Pois o futsal feminino do Brasil acaba de conquistar o pentacampeonato mundial! E puxo o assunto para dizer que a CBFS, Confederação Brasileira de Futsal, anunciou no mês passado que a Seleção Brasileira não iria participar do referido torneio realizado na Costa Rica. Seria na Rússia, que desistiu e a Costa Rica sediou mas sem custear as despesas das equipes participantes. Sob a alegação de falta de verba, as meninas da Seleção quase foram impedidas de viajar. Entretanto, bastou uma campanha através das redes sociais pra que as coisas começassem a mudar. Os jogadores da seleção masculina se sensibilizaram e arrecadaram R$10.000,00. E, um banco privado, anunciou que pagaria o restante das despesas do selecionado no referido torneio.

O resultado não poderia ter sido melhor! As meninas brasileiras se sagraram pentacampeãs mundiais! Importante frisar que já foram realizadas cinco edições do torneio e o Brasil ganhou todas elas! A final se deu contra Portugal com vitória, de virada do Brasil, por 4 a 3. E, entre os integrantes da Seleção está o técnico Éder Popiolski, que sempre fez excelente trabalho no futsal feminino de Chapecó; além da atleta Tati que, por muito tempo defendeu a Unesc, quando esta ainda mantinha a modalidade em disputa na categoria adulta.

Em nível local, lamento que não tenha dado certo a idéia de fazer em Criciúma um time para disputar a Liga Nacional em 2.015. Isso chegou a ser ventilado ainda no primeiro semestre deste ano. Tudo seria viabilizado através de parcerias entre a Fundação Municipal de Esportes, um clube que poderia ser o Criciúma e investidores. Entretanto, faltou o principal: dinheiro! Quem, num primeiro momento se “assanhou” para dar apoio, depois acabou se retraindo e o projeto parece mesmo “morrer na casca”!

E o Passarinho Arrepiado? De férias, mas não desliga nunca! Depois de torcer à distância pelo time sub-20 “B” do Criciúma que conquistou o torneio internacional de Granate, na Argentina, agora é a vez de acompanhar a garotada na Copa São Paulo e na 27ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. Santiago é uma cidade do interior gaúcho, próximo a Santa Maria, região central e bastante quente do Rio Grande do Sul. Competição acontece de 9 a 24 do mês que vem. Pelo grupo A, o Criciúma, na primeira fase enfrentará o Universidad, do Chile; o Cruzeiro, lá de Santiago mesmo, inclusive promotor do evento; o Nacional, do Paraguai; o Aparecidense, de Goiás; e o São José, de Porto Alegre. Classificam-se os quatro primeiros e o Criciúma contará com parte do grupo de jogadores que ganhou a competição na Argentina. Já na Copa São Paulo, o Criciúma está no grupo U sediado em Ilhabela e jogará na primeira etapa do certame diante do São José(gaúcho); Guarani, de São Paulo; e, Vila Nova de Goiás. Sendo primeiro da chave, o Tigre garante classificação à fase seguinte. Boa sorte aos Tigrinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário