domingo, 20 de abril de 2014

A largada do Brasileiro.

Para os clubes considerados “grandes”, no atual contexto do nosso futebol, mais um campeonato brasileiro. Nada de mais além do que cumprir o calendário e, talvez, buscar uma classificação à Taça Libertadores ou quiçá até o título máximo! Convenhamos que, Cruzeiro, o último campeão, o rival Atlético, São Paulo, Flamengo, Inter...dentre outros, pensam ou planejam conquistar o Brasileiro de 2.014. A competição deste ano tem um charme a mais pelo fato de estarmos no ano da Copa do Mundo que vai ser disputada aqui no Brasil. Para o Criciúma, uma nova chance para tentar se auto-afirmar num torneio em que é apontado como candidato a rebaixamento. O técnico Caio Júnior, com algumas experiências vividas em clubes de maior projeção pelo País, além de Paulo Báier, também por seu currículo e qualidade técnica diferenciada, terão maior responsabilidade em tentar impor um comando perante os demais. Do time que vem sendo encaminhado pelo treinador do Tigre, espero que Bruno agarre a nova oportunidade que está sendo dada a ele para, definitivamente, recuperar condição de titular. Afinal, Galatto estará sempre no seu “pé”! Eduardo não está jogando mais do que Ezequiel. Mas talvez a maior experiência do ex-Joinville tenha pesado a seu favor para receber maior confiança da com. técnica. O Criciúma andou tomando muitos gols no Campeonato Catarinense e com a dupla de zaga escolhida, Fábio Ferreira e Escudêro, a defesa tende a ficar mais segura e consistente. Quanto a Giovânni, lateral que veio do Botafogo-SP, está em ritmo de jogo...merece jogar. Entretanto, quando Cortez estiver “nos cascos”...este será titular, sem qualquer dúvida! No meio, três integrantes do mesmo setor que terminaram jogando ano passado e também foram bastante utilizados no último Estadual: Serginho, João Vítor e Ricardinho. O trio é útil e qualificado. Mas, individualmente, precisam ter sequência de produtividade positiva. A inconstância já observada neles acaba os prejudicando! E o Báier? Me garantiu que no Brasileiro vai jogar mais. Assim espero e ele sabe disso! No ataque, Silvinho é o jogador de maior velocidade dentre os relacionados para a partida. Deixou excelente impressão contra o Londrina e está respaldado por um bom Campeonato Paulista, ainda pela Ponte Preta. E, pra fechar o que penso sobre a equipe montada por Caio Júnior, Bruno Lopes recebe uma chance de ouro! Com passagem pela Seleção Sub-20 e, da casa, o garoto não pode desperdiçar tal oportunidade! Lamento, entretanto, que Lucca...outro bom atacante do atual plantel, não está em grande fase e vai ter de ficar no banco. De um lado o Tigre...de outro o Porco!
Pois o Palmeiras, que completa 100 anos em 2.014, já havia projetado ganhar o título paulista pra coroar seu centenário. As coisas deram errado e o Ituano apareceu no meio do caminho. O técnico é Gílson Kleina que já trabalhou no Criciúma em 2.003 e deixou muito boa impressão. O Palmeiras pode jogar com Fernando Prass; Wêndel, Lúcio, Thiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Wésley, Bruno César, Valdívia e Marquinhos Gabriel; e Alan Kardec. É o sistema 4-5-1. Como detalhe, o volante França, outro ex-Tigre, está machucado e não joga. No banco deve figurar o atacante Diogo que fez boa temporada em 2.013 pela Portuguesa. É um bom time que precisa ser respeitado pelo Criciúma! Eu citei o termo “respeitar”...não temer!!!
Passarinho arrepiado tem boa memória! Dia 9 de novembro de 1.996 um jogo muito disputado entre Criciúma e Palmeiras. Campeonato Nacional(assim era denominado) daquele ano e o Tigre ganhou de 2 a 1. Era um sábado à tarde e o público presente no Heriberto Hülse foi de 18.132 torcedores. Os gols foram de Mabília e Tôni para o Criciúma, Viola para o Palmeiras. Apitou o jogo que teve excelente movimentação e boas doses de emoção. O Criciúma, treinado por Sérgio Cosme, teve Roni; Gílson, Wílson, Niélson e Eraldo; Ivair, Marco Aurélio, Leandro Augusto e Mabília; Carlos Henrique, depois Everaldo e Tôni. O Palmeiras jogou com Veloso; Rogério, Vágner, Cléber e Júnior, depois Roque Júnior; Galeano, Leandro Ávila, Elivélton depois Auecione e Djalminha; Viola, depois Vinícius Carioca e Luizão. O técnico era Wanderley Luxemburgo. Recordar bons momentos sempre faz bem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário