sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Que mudança de comportamento...hein, Tigre?!

Foi tudo diferente! O Criciúma jogou como raras vezes este ano e, de forma surpreendente, mostrou alto grau de comprometimento, muito espírito de luta e extrema disciplina tática! Contra o São Paulo,pela Copa Sul Americana, jogo de ida, o Criciúma conseguiu uma vitória com futebol de bom nível e consistente. Fez 2 a 1 e poderia ter sido mais! O que mais me chamou a atenção foi, justamente, a forma diferente de como os jogadores se comportaram e o empenho para poder cumprir o que foi combinado com o treinador interino Wílson Vaterkemper. Em determinados momentos da partida, o São Paulo até teve mais posse de bola. Mas o sistema de marcação do Criciúma foi bastante eficiente e impediu melhor aproveitamento do adversário. Outro “dedo” de Wílson se notou no posicionamento de Paulo Báier. O “velhinho” jogou como centroavante, foi menos exigido fisicamente e acabou rendendo mais! Individualmente...Bruno, com pouco trabalho, teve tranqüilidade para comandar, lá de trás, o sistema defensivo. Nota 7. Luís Felipe, o lateral estreante, demonstrou um pouco de nervosismo no começo do jogo...as vezes até inseguro, mas depois melhorou seu rendimento. Nota 6. Outro que vestiu a camisa do Criciúma pela primeira vez, o zagueiro Alcides, com a responsabilidade de marcar o bom Alexandre Pato, deu conta do recado. Não se intimidou e pode voltar a ter novo aproveitamento. Nota 7. Ronaldo Alves...as vezes parecia estar assustado com a presença do ataque sãopaulino rondando a área do Criciúma no 1º tempo. No 2º, melhorou e voltou a ter confiança. Nota 6. Giovânni, a seu estilo, marcou mais do que atacou. Dentro de suas limitações...fez o “feijão com arroz”! Nota 6. Serginho voltou a jogar bem. Esteve mais tranqüilo e solto. Merece 7. João Vítor, novamente, foi o “cara” do Criciúma! Continua marcando e jogando em alto nível. Nota 8. Por sua vez, Wéllington Bruno esteve meio que sumido do jogo. Não acompanhou o ritmo dos demais, embora não tenha comprometido tanto assim. Nota 5. Lucca “ressuscitou”! Seu futebol lembrou um pouco o que ele mesmo fez em 2.012. Muito bem...nota 8. Silvinho, desta feita, correu, se movimentou e procurou muito o gol adversário, tendo parceria de Báier e Lucca. Nota 7. Sobre Paulo Báier, atuando mais a frente, rendeu melhor. Nota 8. Foram usados, ainda, Rafael Costa, Maurinho e Michael. Os dois primeiros tiveram tempo suficiente para apresentar algo. Nota 6 pra ambos.
Merece observação, ainda, o trabalho disposto em campo pelo time...fruto dos poucos treinos que foram comandados pelo Wilsão. Ficamos com o sentimento de que, antes, havia algo errado! As coisas não se encaixaram com Wágner Lopes e...assim, como que num toque de mágica, tudo passou a funcionar?! A realidade, entretanto, não é esta! Minha conclusão, num primeiro momento, é que a maioria dos atletas não assimilava as idéias do técnico anterior...ou talvez nem quisesse assimilar! E...pra mim, não há divisão no grupo. Wilson Vaterkemper vai comandar a equipe, outra vez, contra o Sport. O mesmo estilo de jogo e, caso consiga repetir atitudes e conduta...pode conquistar bom resultado na Ilha do Retiro!

2 comentários:

  1. Gilberto
    Antes tarde que mais tarde. O problema, um deles claro, era certamente o técnico. Sempre disse aqui que o Lopes não era treinador para serie A ou B, eu particularmente que não é treinador para série alguma. Não tem comando e é fraco.
    Resolvido isso, creio que a tendencia é a coisa melhorar. Mas também penso que mesmo com bons resultados, se vierem, o Wilson não deve ser efetivado. Para não se fazer com ele o que foi feito com o Silvio ano passado. O momento requer sim o técnico disciplinador, experiente e com comando. Insisto: não gosto do Leão, mas acho que dos que estão aí seria o mais adequado. Afora ele talvez o Doriva ou Mancini, mas esses tem menos experiencia.
    Sobre técnico, tu que certamente tens inserção maior entre as fontes do tigre, não há perspectiva de contratação, ou seja, um prazo limite? sabes se é cogitada a efetivação do Wilson?
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. O Wilsão já me garantiu que quer continuar como auxiliar!!

    ResponderExcluir