quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A Criciúma da minha infância...!

Quem nasceu em 1.962 como eu pegou uma cidade bem diferente desta que temos hoje. Lá se vão 135 anos de colonização desde 6 de janeiro de 1.880. Dizem historiadores que, nesta data, as primeiras famílias...em número de trinta e uma tem-se como provável, chegaram na região e começaram a colonizar. Todos italianos! Mais tarde vieram outros desbravadores...outras etnias como a alemã, polonesa, portuguesa, negra...e, numa época posterior, os árabes e os espanhóis.
Sou do tempo em que ir passear na Praça do Congresso e brincar no parque era algo para os finais de semana. Dar uma volta no centro, visitar a então Igreja Matriz e o “jardim” da Nereu Ramos... programa com os pais. Ir comprar pão na Padaria Pão Quente, perto da Assembléia de Deus, significava cuidado extremo, pois tinha de passar pelo trilho, onde hoje é a Av. Centenário, antes Axial...lembram? Meu pai me assustava: “Filho...fica quieto! Olha que eu chamo o “Burriquete”!!. Era um velhinho, com deficiência física, andava todo “torto” e os adultos diziam que ele “pegava” as crianças!! Jogar bola? No campinho ao lado da casa do Dr. Ney de Aragão Paz, ali onde hoje é a rua Saldanha da Gama. Assistir futebol ao vivo? Quando tinha jogo do Comerciário. Na televisão, quando a TV Piratini liberava o sinal da Tupi-Rio e víamos o futebol carioca. Ouvir rádio? Bom...a tarde, mesmo sem querer, escutava a Guarujá de Floripa. É que lá era gerada a retransmissão da novela do Albertinho Limonta...o Direito de Nascer! Mas, de outro modo, já curtia Clésio Búrigo, na Eldorado, e sua frase que ficou marcada: “Eldorado...5 quilos na cabecinha da antena!”. Clésio se referia à potência da emissora. Tomar sorvete? Só nos domingos de verão na antiga Milk Mone. Cinema? No Cine Rováris o pai não deixava. Dizia que tinha muita pulga e era brega demais! Milanêz? Antes de virar cine pornô, valia a pena. E, claro, o melhor...Cine Ópera, local em que a galera “descolada” da cidade freqüentava. Onde hoje é o Shopping Della era o Cine Rováris; o Milanêz virou loja; e, o Ópera, igreja. Tenho saudades e ficaria aqui um tempão relembrando coisas e fatos da minha época...de uma Criciúma mais simples e bem mais light!! Parabéns pra nós...que somos daqui e fizemos parte da história dessa cidade!!

Mudando o assunto e indo pro futebol...mas não o do passado, o de nossos dias, o Criciúma continua sendo aquilo que temos de mais significativo e importante dentro do contexto esportivo da região. Pois o Tigre, finalmente, libera uma boa notícia: o acerto com o goleiro Luiz. A velha máxima do futebol...”todo time começa por um bom goleiro”, se encaixa perfeitamente! Luiz, que veio do São Caetano depois de ficar 10 anos jogando lá e tem 31 anos, mostrou ser atleta e de nível elevado quando por aqui passou, em 2.014.

O Passarinho Arrepiado também informa, após conversar com Raimundo Queiroz, o “cara” do Depto. de Futebol do Criciúma, que houve renovação de contrato com o zagueiro/volante Rafael Pereira; também com o lateral Maicon Silva; que Danilo Tarracha, lateral do Vitória, está contratado; e que o atacante Silvinho, por enquanto se recuperando de uma cirurgia no joelho, pode voltar a vestir a camisa do Criciúma após estar curado!! Então ta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário