segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O melhor presidente da história do Criciúma E. C.!!

Alguém tem dúvida? Se tiver, por favor, fique a vontade pra contestar! Ou será que o torcedor do Criciúma, o associado, aquele que acompanha a história do Clube não admite que Moacir  José Fernandes foi o maior dirigente que já passou pelo estádio Heriberto Hülse?? Eu não tenho nenhuma dúvida! Muito pelo contrário!! Pra mim, traçando um comparativo imaginário, é como Pelé, no futebol; Ayrton Senna, na Fórmula Um; Cruzeiro, nas duas últimas temporadas da Série A do Campeonato Brasileiro; Roberto Carlos, na música romântica brasileira... entenderam bem? Foram ou são ainda os melhores no que fizeram ou fazem! Assim, é o “Saddam” no Tigre!!

Não posso, entretanto, deixar de lembrar e apontar os erros e os rebaixamentos com ele, Moacir, na administração. Mas, claro que as conquistas, os títulos, a sequência de vitórias apagam qualquer lembrança ruím. Moacir sempre austero, exigente, sério no que se propunha a fazer, cobrava muito de todos e, era COMPETENTE! E...competência, eficácia e sabedoria, que eram qualidades claramente observadas naqueles tempos, hoje nota-se com extrema raridade nos comandantes que passam pela casa tricolor! Moacir se dedicava 24 horas ao Criciúma e os resultados apareciam!!

Antes que algum leitor ou blogueiro tenha surtos...não posso deixar de ressaltar o que fez e faz o atual presidente Antenor Angeloni. A Gestão de Ativos, criada por ele e por seu irmão, Arnaldo, “salvou” o Criciúma do pior! Mesmo com o recente rebaixamento, lembro que o Criciúma poderia estar numa situação bem pior...talvez sendo um clube comum em Santa Catarina e jogando uma Série C ou até D do Brasileiro. O que contesto e me refiro à “falta de inteligência...diz respeito ao futebol como principal produto da instituição! A condição financeira e estrutural oferecidas a dirigentes, funcionários e atletas não permite um descenso como o de 2.014!! Se merece reverência por ter recuperado o Criciúma em vários aspectos, “sêo” Antenor, de outro modo, precisa e deve ser cobrado e criticado por “deixar” acontecer tudo o que ocorreu na temporada passada!!

Não vou ficar em cima do muro sobre o que penso. Assim como eu, várias outras pessoas que vivenciam o Criciúma E. C. também gostariam de ver a dupla Antenor e Moacir juntos!! Sei que “lobo não come lobo”! Massss...já imaginaram? Antenor e a G. A. com o suporte econômico necessário e indispensável; mais a experiência e o conhecimento de Moacir Fernandes...lado a lado trabalhando em prol do Criciúma?? Antenor Angeloni continuaria na presidência e Moacir seria o diretor de futebol, não remunerado, com a responsabilidade de comandar o setor mais importante do Clube! Tenho certeza de que o Criciúma sairia ganhando muito com tal “união”! Sei, no entanto, que é apenas uma idéia...algo imaginário aqui do colunista! Nada que, em princípio, tenha condições de se tornar realidade...infelizmente!!

O Passarinho Arrepiado, por estar viajando, não acompanhou um encontro que tivemos no fim de semana, reunindo amigos e relembrando fatos de um passado não tão distante. Foi muito bom confraternizar ao lado de Vilmar Casagrande, Antônio Roncôni, Lauvir(da MKF Mat. Elétricos), e Dudú Ávila(Cortinas Ávila). Os anfitriões...Moacir e Terezinha Fernandes “capitanearam” tudo! Moacir me disse que acompanha o Criciúma, hoje, como torcedor e de longe. Mais magro, com 68 anos e algumas empresas sob seu comando, ajudado pela família, prefere dar prioridade a seus projetos que envolvem, também, obras no nordeste do País. Mas, valeu muito o encontro!! Boas lembranças, bom papo com pessoas inteligentes e de nível elevado!!

2 comentários:

  1. Tá brincando né??
    Não lembra que quando caímos com o Moacir Scremin quem era o (cabeça) do futebol era o Moacir? Só queria o dinheiro do Joacir, contratou às pencas.. Igual ao Claudio este ano, só que depois da vaca morta foi o primeiro a pedir a renúncia do presidente. Se eu fosse o presidente NUNCA daria meu dinheiro para o Moacir administrar.
    Regis

    ResponderExcluir
  2. Lê a postagem novamente pra ti entender!!!

    ResponderExcluir