domingo, 4 de janeiro de 2015

Pra quem gosta de futebol...!!

Na TV, com o recesso e férias do futebol brasileiro, o jeito é acompanhar os campeonatos europeus que praticamente não param em razão das festas de fim de ano. Assim, estamos observando a correria e a muito boa técnica de quem joga no chamado “1º mundo”! Enquanto isso, as atenções no Brasil se voltam para a “dança” de jogadores que trocam de clubes. Pelo que tenho observado, o Fluminense é o que tende a perder mais com a quebra de contrato envolvendo o clube e a Unimed, principal empresa investidora que praticamente sustentava o futebol.

Em Santa Catarina, expectativa para o início do Campeonato Estadual. É a primeira competição oficial da temporada e o Criciúma fará as “honras da casa” abrindo o torneio dia 31/01, um sábado, às 17 horas, em casa, diante do Guarani de Palhoça. Demais jogos da 1ª rodada? Pois bem...Chapecoense x Inter de Lages, Joinville x Avaí, Metropolitano x Marcílio Dias, Figueirense x Atlético de Ibirama.
Cidadão de Siderópolis, Nereu Martinelli, presidente do Joinville E. C., é o melhor dirigente na atualidade do futebol catarinense!
.
O regulamento indica que os 10 participantes joguem entre si em turno único, sendo que 6 se classificam para um hexagonal e os demais vão disputar o popular “quadrangular da morte”. Na 2ª fase, partidas dentro do sistema ida e volta quando os dois primeiros passam à etapa seguinte. Já, o quadrangular que também será jogado em turno e returno, servirá para apontar os dois últimos como rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense de 2.016. Enquanto isso, os dois que se classificarem no hexagonal, farão a final do certame em dois jogos, sendo o 2º na casa de quem tiver somado mais pontos.

Os jogos do Criciúma, pela ordem, serão estes na 1ª fase: Criciúma x Guarani; Avaí x Criciúma; Chapecoense x Criciúma; Criciúma x Metropolitano; Criciúma x Joinville; Figueirense x Criciúma; Internacional  x Criciúma; Criciúma x Marcílio Dias; Atlético x Criciúma. Serão 4 confrontos no estádio Heriberto Hülse e 5 fora dele. Há algum favoritismo? Entendo que Joinville e Chapecoense terminaram o ano de 2.014 mais “redondos”...certinhos, como se diz popularmente. O Figueirense, por sua tradição e força, sempre é um candidato natural. O Avaí? Tem tradição...claro! Mas dos 4 da Série A é o que tem mais problemas, principalmente financeiros, o que sempre atrapalha qualquer campanha.

Quanto ao Criciúma, o Passarinho Arrepiado e eu conversamos muito e compartilhamos algumas opiniões. Talvez, na recente história do Campeonato Estadual é o ano que começa onde não há aquela propensão mais acentuada pró-Tigre. É bom lembrar, entretanto, que ainda estamos no começo do ano e os times passam a fazer, cada um, sua pré-temporada; e o tal de favoritismo é apenas uma tendência diante da situação de momento! Não há certeza de nada...apenas uma discreta predisposição! Só que o Criciúma, até o momento, não demonstra nenhum esboço de qualquer reação! O que aconteceu ano passado exige do Tigre um comportamento TOTALMENTE diferente! Até agora, curtas palavras dos dirigentes, poucas ações e um projeto que, claramente, consiste em não “queimar cartuchos” neste início de 2.015, apostando “as fichas” só na garotada da base, sem a contratação de gente mais  qualificada e experiente. Insisto e não abro mão: aproveitar os meninos é um caminho corretíssimo! Mas, de preferência, mesclando com algumas peças de maior capacidade e aptidão! Aguardemos...e oremos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário