terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Os desafios de Luizinho Vieira.

Pra começar o Campeonato Catarinense são algumas barreiras que o técnico do Criciúma terá de superar. Me chama muito a atenção o fato de os jogadores do Criciúma terem perdido o comprometimento e a identificação com o Clube. Alguns, na realidade, nunca tiveram! Talvez a maioria dos atletas que aí estão não mostraram ainda o profissionalismo...aquele que gostaríamos de ver! Digo isto porque o que vi nos dois jogos, um treino e outro amistoso, respectivamente contra Cruzeiro-RS e Novo Hamburgo, foi um desinteresse quase que total de quem esteve em campo vestindo a camisa do Criciúma! Sei que o mais importante não é ganhar e muito menos dar show em partidas como as da semana passada. Entretanto, há necessidade obrigatória de expressar vontade, disposição e atenção pela atividade naquele momento exercida. Inadmissível ir a Novo Hamburgo, por exemplo, e não manifestar nenhuma ambição! Claro que tanto Criciúma quanto Novo Hamburgo estavam jogando amistosamente e, além disso, os objetivos maiores de ambos estão direcionados para a estréia...um no Campeonato Catarinense...outro no Gaúcho. Masss...ficar jogando a bola pro lado, deixando o tempo passar e dar, cada uma das equipes, um só chute no gol??? É muito pouco ou quase nada pra chamar o que presenciamos de futebol profissional!! Popularmente...uma “pelada” daquelas...!! Luizinho Vieira tem 5 dias e algumas horas pra fazer com que o comportamento do Criciúma seja BEM diferente! Eu ainda prefiro pensar que, a partir do momento em que valer três pontos, as coisas vão ser diferentes! Mesmo que não seja aquele futebol de encher os olhos... mas, imagino um Tigre competitivo e querendo algo!!
E a invenção em relação ao posicionamento de Ezequiel? Que coisa!! Até agora não consegui encontrar ninguém que me desse uma explicação convincente sobre o que pretendeu o treinador do Criciúma ao escalar o garoto, que é lateral, no meio campo e, em determinados momentos do jogo ele aparecendo até no ataque! Sei que Ezequiel já jogou no meio...ainda no time júnior. Só que sua real posição é lateral-direito, não quarto homem do meio ou atacante!! Outra questão a ser bastante pensada por Luizinho é o que ele quer em termos de esquema tático. Afinal, 4-3-1-2...4-4-2...4-3-3?? Temos observado treinos com um sistema e na hora do jogo aparece outro!! E o vazio que todos notamos no meio  campo do Criciúma que joga sem meia-atacante? Visivelmente há um espaço não preenchido! O Criciúma tem Vítor Míchels, Dôdi e Róger Guedes que podem fazer tal função. Entretanto, nenhum deles ainda foi escolhido por Luizinho Vieira! Torço muito pelo sucesso do jovem treinador do Tigre. Masss...espero que ele reveja conceitos e se ajude!! Esxtão compreendendo??

Passarinho Arrepiado me chama atenção quanto a três assuntos. Primeiro lembra que  o atacante Perea reclamou do peso da bola ao perder uma grande oportunidade de gol, a única do Criciúma, diante do Novo Hamburgo. Pára né ô!! A segunda de que a cota financeira do Criciúma no Estadual, via tv, será de 673 mil reais, pagos em 3 vezes; no Brasileiro, 2 milhões e 700 mil, em nove parcelas. E a última de que o Avaí, sub-17, perdeu a final do Torneio Internacional de Santiago, no Rio Grande do Sul. A final foi no último sábado à noite(24) e o Independiente Del Valle ganhou de 1 a 0 dos catarinenses que, assim, ficaram com o vice! Na mesma competição, só que em outras edições, o Criciúma chegou em quatro decisões e perdeu todas! Foram 3 pro Grêmio(1.995, 97 e 98) e uma pro Inter(2.013). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário