sábado, 31 de janeiro de 2015

Enfim...os campeonatos estaduais!

Fanático por futebol fica agoniado se não o tem por algum tempo! Um mês ou pouco mais que isso já causa certa ansiedade! Pois...após o Campeonato Brasileiro, as férias, festas de final de ano, volta aos treinos...finalmente chegamos ao início de mais uma temporada no futebol brasileiro. Os principais certames regionais começam neste fim de semana, mas sem aquela motivação maior por parte do torcedor. A verdade é que os estaduais perderam força e prestígio. Além disso, o calendário impõe uma importância maior a ser dada para os torneios nacionais, como Copa do Brasil e as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. De outro modo, lá “pra cima” ainda tem a Copa Nordeste e a Copa Verde que animam mais o público.

E, por aquilo que estamos observando, não tem nada de novo em termos táticos, técnicos ou que esteja empolgando e estimulando mais as torcidas. O que quero dizer é que, no futebol brasileiro atual, não tem ninguém jogando o “fino da bola”! Por exemplo, o Campeonato Carioca, talvez o mais charmoso do País, começa com a expectativa de sempre. Os quatro  considerados grandes vão continuar “dando as cartas”. Acho, entretanto, que há uma leve superioridade do Flamengo por ter mantido boa parte da base do ano passado. Vasco e Botafogo continuam enfrentando problemas financeiros. O Fluminense não é diferente, embora com a perda de Conca e em contrapartida, a manutenção de Fred. No Paulista, outro regional de destaque no Brasil, parece que vamos ter uma boa disputa entre Palmeiras que contratou 17, Corínthians e São Paulo...estes dois que dificilmente perdem a “majestade”! O Santos, por sua vez, sem dinheiro, aposta na promoção de garotos. No Rio Grande do Sul, a mídia indica que o Internacional está melhor do que o Grêmio. O Colorado comprou mais e melhor...dizem os colegas da imprensa gaúcha. No Paraná, a dupla Coritiba e Atlético se destaca em relação aos demais...até mesmo sobre o Paraná, outro que continua atravessando crise financeira. Já em Minas Gerais, alguém duvida da força de Atlético e Cruzeiro? Eu não! Mesmo que o América dê suas “beliscadas” de vez em quando...mas os dois maiores devem se impôr, sem dúvida!

E o Campeonato Catarinense? Esse é bem diferente dos demais. Por aqui não há supremacia dos dois da Capital e, em muitas situações, o interior “manda e desmanda”! Há uma declarada e acirrada rivalidade entre todos os participantes...principalmente Interior x Capital x Interior, entenderam? Existe clima hostil também entre Criciúma e Joinville, por exemplo; Itajaí x Blumenau; Chapecó x Joinville. Sem dúvida, é um campeonato que não se assemelha a nenhum outro no País.

O Passarinho Arrepiado me questiona sobre a primeira rodada do Catarinense/2.015. Não acredito em surpresas! A Chapecoense, acho...não perde pontos para o Inter de Lages que volta a 1ª Divisão depois de 13 anos. Metropolitano e Marcílio Dias devem fazer jogo disputado...até pela conhecida rivalidade. Acredito mais no Metrô! Em Florianópolis, o Figueirense deve “fazer o dever de casa” diante do Atlético de Ibirama. Joinville e Avaí...o “clássico” da rodada sem favoritismo deste ou daquele. Jogo pra empate. E...Criciúma x Guarani, claro que aposto no Tigre! As dificuldades existirão...sem dúvida! Mesmo estando ainda longe de ser o Criciúma que queremos, imagino que Luizinho Vieira e comandados vão dar conta do recado! Pelo menos é a lógica!! Não acredito em zebra no Heriberto Hülse neste sábado(31)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário