domingo, 18 de janeiro de 2015

Os Estaduais e o pouco interesse do público.

Os campeonatos regionais não têm mais o mesmo charme de outros tempos. Não há calendário pra fazer uma competição doméstica que dure 6 ou até 7 meses como víamos no passado. Os interesses financeiros...comerciais ficam bem mais em evidência. O futebol na sua essência e a competição em si perderam espaços ao logo do tempo. Assim, a rivalidade entre clubes da mesma cidade ou estado fica menos acirrada. Não há tempo pra tudo!

Em 2.015 o ano já começou com os jogadores voltando de férias. Veio a pré-temporada e, no caso de Santa Catarina e da maioria dos estados, o campeonato regional com 19 datas, duas a menos do que ano passado e 4 a menos em relação a 2.013. Exceção, mesmo, só na Região Nordeste onde os estaduais terão 12 datas em função da Copa do Nordeste e a Copa Verde, reunindo os estados do Norte e do Centro-Oeste.

Pra nós aqui do Sul, os interesses recaem sobre os campeonatos de cada estado, a Copa do Brasil e, claro, o Brasileiro. Lembro ainda que, a Copa do Brasil tem início programado para dia 25 de fevereiro até 25 de novembro, ou seja, 10 meses!! O Campeonato Brasileiro da Série A começa em 10 de maio e vai até 6 de dezembro; o da B, de 9 de maio a 28 de novembro; o da C, de 17 de maio a 22 de novembro; e, o da Série D, de 12 de julho a 15 de novembro. Ainda há o calendário que envolve jogos da Seleção Brasileira e a participação dos clubes do País na Taça Libertadores. Massss...Seleção e Libertadores ainda não afetam...nós aqui de Santa Catarina.

Trazendo pro nosso chão aqui, o Catarinense, que terá sua largada dia 31, não terá os 5 principais clubes à todo vapor já desde o começo. Chapecoense, Joinville, Figueirense, Avaí e Criciúma, naturalmente queimarão seus melhores cartuchos no Campeonato Brasileiro. Talvez os outros participantes do torneio priorizem o Catarinense. Casos de Marcílio Dias, Atlético de Ibirama, Metropolitano, Internacional de Lages e Guarani. Pra eles e seus torcedores o Estadual tem mais graça e desperta maior interesse.

Vale destacar que, nos dias atuais, temos uma verdadeira enxurrada de jogos pela televisão todos os dias da semana. É muito futebol! E...quem pode e se acostuma com o conforto de sua casa, as vezes com ar condicionado, aparelhos de tv com imagens em alta definição, tomando sua cervejinha...prefere quase que abandonar os estádios. Não se trata de deixar de gostar do time do coração! Mas, sim, convenhamos, de qualidade de vida! Os ingressos são caros, no estádio geralmente o sol atrapalha, o transporte, um lugar pra estacionar o carro, os lanches também têm altos preços...! E ir ao estádio geralmente mais alguém da família vai junto, seja um ou mais filhos, a esposa...a namorada, o que representa um custo bem maior! Melhor ser sócio? Sim, com certeza! Por outro lado, não condeno ou critico quem prefere o sofá ou uma confortável e aconchegante poltrona de sua casa, em detrimento das arquibancadas ou cadeiras de uma praça esportiva.

Masss...entretanto, contudo, pois pois...cada um com suas preferências. O Passarinho Arrepiado e eu vamos sempre aos jogos até pelas nossas atividades profissionais! E, se não fosse por tal motivo, iríamos do mesmo jeito! Afinal, embora com todas as proibições disto e daquilo e, em algumas situações, até uma forte sensação de insegurança, tenho o futebol como paixão e ocupação...interesse atrativo! Então, futebol pra mim e pro Arrepiado é conferindo “in loco”...ao vivo, no local do jogo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário