terça-feira, 3 de março de 2015

Luizinho Vieira tem que fazer o Criciúma jogar mais!!

Todos sabemos que os planos dos dirigentes da Gestão de Ativos é valorizar bastante a prata da casa, o profissional da base e seus atletas. Isso já foi por demais exposto aos torcedores e mídia em geral. As chances e oportunidades estão sendo dadas...escancaradas! Não somente jogadores, mas também integrantes da comissão técnica têm abertura para poder mostrar, cada um, sua respectiva capacidade. Afinal...além do treinador, o preparador físico e até massagista e roupeiro receberam tal “promoção”! E...cabe a cada um provar que tem a devida competência para exercer sua função no time principal e contribuir para com o Clube e seu próprio desenvolvimento profissional!

Por outro lado, é verdade também que alguns sabem aproveitar tais chances e outros, nem tanto!! Aquela velha história de que “o cavalo passa encilhado” e quem for esperto e competente...acaba se dando bem!! A começar pelo técnico Luizinho Vieira, ele precisa se aligeirar!! Sei que o material humano que dispõe não é de alta qualificação!! Jogadores como...Iago Maidana, Rômulo, Barreto, Douglas Moreira...o Dôdy, e, Gustavo, todos revelados pelo time júnior em 2.014 e aproveitados este ano, tiveram ou estão tendo espaços entre os titulares. Claro que não é uma avaliação definitiva! Contudo, por enquanto, a resposta não é positiva. Quanto aos outros “meninos”...ainda serão necessárias participações em mais jogos para que cheguemos a uma melhor análise.

Mas, Gilberto! Como Luizinho Vieira pode mostrar serviço se os jogadores a ele oferecidos não são de grande qualificação técnica?? Boa pergunta! Entretanto, Luizinho é o treinador e, a partir do momento em que aceitou o desafio, “deu a cara pra bater”!! Não há bônus sem ônus!! Nada vem de graça!! Luizinho aceitou deixar o time júnior onde fazia um bom trabalho para se dedicar inteiramente à equipe principal. É quase a realização de um sonho para todo técnico em início de carreira dispor de uma oportunidade para trabalhar num clube como o Criciúma. Por isso, entendo que Luizinho Vieira não pode deixar passar tal chance que é ímpar, nas atuais circunstâncias!!

Rever conceitos e estilo de jogo usado pode ser um caminho para melhorar o rendimento do Criciúma em campo e, por conseqüência, proporcionar maior tranqüilidade para a Comissão Técnica trabalhar. O tal esquema que Luizinho Vieira tanto propaga...o 4-2-3-1 não tem dado a consistência necessária afim de que o futebol seja mais competitivo e eficiente. Talvez o 4-4-2, sistema tático mais tradicional e costumeiro, seja melhor opção! Da mesma forma, insistir com Bruno Lopes jogando de costas pra zaga adversária é algo que só agrada a ele, Luizinho! O jogador rende mais se movimentando...saindo pros lados, principalmente pela direita! Sei que o futebol de hoje prioriza muito a marcação, a recomposição do sistema defensivo. Mas, principalmente quando joga em casa, o Criciúma, obrigatoriamente, precisa ser mais competitivo, se impôr perante o adversário, algo que observamos com raridade nos últimos tempos!!

Passarinho Arrepiado me informa que, conforme a tabela já disposta no site oficial da Federação Catarinense de Futebol, o Criciúma vai estrear em casa na próxima fase do Estadual. Como se sabe, só uma “hecatombe” impossibilitará o Criciúma de estar no hexagonal. Assim, com classificação virtualmente assegurada, o Tigre jogará no Heriberto Hülse no próximo fim de semana. O esboço da tabela indica que os 4º, 5º e 6º colocados começarão em casa. Como o Criciúma só pode ficar numa dessas posições, então...mais uma vez, o jogo de sábado ou domingo será na casa tricolor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário