sexta-feira, 24 de abril de 2015

Finalmente o Tigre foi um...tigre!!

A vitória de 3 a 0 diante do Bragantino, na noite desta quinta-feira(23), em Bragança Paulista, foi conseguida com inteira justiça pelo Criciúma. Claro que o futebol apresentado pelo Tigre não foi de todo, exuberante, primoroso! Longe disso! Mas, o Criciúma foi extremamente competitivo e, pelo que pude observar, marcou muito! Em nenhuma outra partida do ano os jogadores, até então escalados por Luizinho Vieira, exerceram tão bem a função de marcar... marcar!! O estado anímico também foi outro, em relação ao Catarinense. Todos tiveram maior entrega, espírito de luta e comprometimento e o resultado alcançado espelhou o que fizeram as duas equipes dentro de campo.

Importante destacar, de outro modo, que o Bragantino, claramente, demonstrou suas fragilidades! Diante do Criciúma realizou seu 18º jogo na temporada, entre os quais, perdeu 14!! Aproveitamento...só 18%!! Já, o Criciúma, chegou a 20ª partida, obteve a 6ª vitória...com 35% de aproveitamento. Isso quer dizer que Luizinho Vieira era culpado e, com Moacir Júnior, como que “da água pro vinho”, mudou a forma de jogar e a partir de agora...só alegria?! Não! Futebol não funciona desta forma! Há de se levar em conta a fragilidade do adversário que, por sinal, foi rebaixado no último Campeonato Paulista. Só que o Criciúma não tem nada com isso!! Problema deles!! O que mais importa é que, mesmo sem jogar futebol de encher os olhos, o time teve outro comportamento...basicamente com os mesmos atletas que há uma semana atrás cumpriram campanha deprimente no Campeonato Catarinense.

Fazendo aquela análise individual...Luiz só errou no começo ao rebater uma bola pra frente, o que não deve ser feito por goleiro que se preza! Massss...nos demais lances em que foi exigido esteve muito bem! Nota 6. Maicon Silva foi mais “aceso” na 2ª do que na 1ª etapa. Procurou ir mais a frente para ajudar o ataque. Continua sendo jogador que se caracteriza pelo “feijão com arroz”! Nota 6. Rafael Pereira não comprometeu, na questão individual e participou do lance que originou o 1º gol. Nota 6. Por sua vez, Iago Maidana teve comprometida sua atuação por ser destro e atuar no lado esquerdo da zaga. Encontrou dificuldades para obter melhor rendimento. Vale frisar que Maidana foi colocado fora de sua real posição por ordem do treinador, não porque ele quis!! Como teve rendimento comprometido, nota 5. Rômulo teve participação discreta, na parte ofensiva. Só que, na defesa, cumpriu bom papel. Nota 6. O meio campo do Criciúma, dentro dos seus limites e do que cada um pode fazer, foi extremamente competente naquilo que se propôs. Como não tem muita qualidade para criar, marcou e trocou passes curtos, facilitando o trabalho do setor. Ruan, nota 7; Dôdi, também 7; Barreto, 6; e Vítor Míchels...6. No setor de frente, Bruno Lopes(em destaque, comemorando seu gol na foto abaixo) atuou como atacante “de lado”, pela esquerda! Não pela direita, como nas últimas vezes. Mostrou doação ao jogo e acabou premiado com um gol! Nota 7. A mesma nota também, 7, pro estreante Paulo Sérgio. Ganhou um “presente” de Léo Gago, volante adversário que errou passe no sistema defensivo, aproveitou-se e também fez seu gol! Entraram Róger Guedes, Ezequiel e Jéferson. Só os dois últimos merecem avaliação pelo tempo que estiveram em campo. A pedido do treinador cumpriu mesmo papel que estava sendo exercido por Bruno Lopes: de atacante pela direita e para ajudar na recomposição. Nota 6. E, sobre Jéfferson, entrou no lado esquerdo do ataque para explorar sua velocidade. E, justamente, no lance do 3º gol, o garoto saiu atrás e chegou na frente de seu marcador para “tirar” do goleiro Lauro. Nota 7. Faço menção positiva ao treinador Moacir Júnior que estreou e bem! Fez algumas poucas mudanças táticas e o Criciúma jogou bem! Sempre citando que o adversário foi o fraco Bragantino e que o Tigre foi um verdadeiro “tigre”!!

3 comentários:

  1. Giba
    Gostei do tecnico. Claro é cedo para dizer que via fazer um bom trabalho. Mas ao menos não é apático como o Luizinho. Tem cara de tecnico de serie B, participativo. O time ainda precisa melhorar muito e acredito que tres no maximo que jogaram ontem serão mantidos no time titular: Luiz, Ruan e Barreto. Não entendo o que se vê no tal Dodi. Pra mim continua sendo constragedor vê-lo jogar.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. giba
    Sabes com está a situação do Silvinho?
    penso que ele tem lugar no time.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  3. Émerson, Silvinho está ainda em recuperação da cirurgia no joelho!

    ResponderExcluir