sexta-feira, 24 de julho de 2015

Copa Sul-Minas sem o Criciúma??

É o que pode ocorrer, dependendo dos encaminhamentos políticos a serem desenvolvidos nos próximos dias ou semanas. A alegação pra deixar o Tigre de fora? Simples: o critério afim de poder participar da competição seria a classificação do último Campeonato Catarinense! Ora bolas...três vagas pra Santa Catarina e os três primeiros do último Estadual foram, Figueirense, Joinville e Chapecoense. Assim, não somente o Criciúma, mas também o Avaí, que chegou a disputar o “Quadrangular da Morte”, estariam alijados do torneio. Justo? Se as federações interessadas em organizar tal certame adotarem este critério, não há o que reclamar!! Entretanto, se os organizadores optarem por se utilizar do rancking atual da CBF, por exemplo, claro que teríamos a participação do Criciúma! Masss...importante frisar que nas três edições já realizadas da Copa Sul-Minas, em 2.000, 2.001 e 2.002 a inclusão se dava pela posição final em cada um dos respectivos estaduais do ano anterior!!! No caso do Criciúma... do Avaí também,  e numa hora dessas, o aspecto político precisa ser “trabalhado”! Quem define os critérios...CBF ou federações? Quem organiza a competição? E, sobre os tais critérios ...quais,perante a legislação esportiva, devem ser aplicados? E...por que?? Se Criciúma e Avaí tiverem realmente interesse em jogar a Sul-Minas, devem pelo menos lutar por isso!!
Importante passar ao leitor outros detalhes sobre a Copa Sul-Minas, certame que está em “estado embrionário”...pensando em 2.016. Num primeiro momento ele não tem total aprovação da CBF. Está parecendo meio que uma “quebra de braço” entre CBF e alguns “desafetos” seus, liderados pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto(foto acima). Como não tem nada de oficial, há quem diga que além de representantes dos 3 estados do Sul, mais os de Minas Gerais e até uma possível inclusão da dupla Flamengo e Fluminense, “brigada” com a Federação Carioca, seriam os participantes da Sul-Minas. Há ainda as questões comerciais, TV, calendário, etc.. Nas três edições realizadas da referida competição, o América Mineiro ganhou em 2.000, e o Cruzeiro foi campeão nos dois anos seguintes.

Assisti a desclassificação do Internacional, de Porto Alegre, na Taça Libertadores da América. Com merecimento e justiça, o Tigres, do México, ganhou de 3 a 1 o jogo da volta, na etapa semifinal e vai decidir o torneio contra o River Plate, da Argentina. De novo, a exemplo do que aconteceu ano passado, o futebol brasileiro fica fora da final! Refresco a memória do torcedor lembrando que, em quatro anos anteriores consecutivos deu Brasil: Atlético Mineiro em 2.013, Corínthians em 2.012, Santos...2,011, e Inter em 2.010. A campanha da Seleção Brasileira no Mundial de 2.014, na Copa América deste ano e o rendimento dos nossos representantes nas duas últimas edições da Taça Libertadores nos levam a concluir que, claramente, estamos perdendo espaço e qualidade...até aqui no continente!!

O Passarinho Arrepiado acompanha as últimas do Criciúma e me trás informações que me levam à algumas reflexões. Por exemplo, qual a real finalidade da contratação de Wílliam Rocha, esse zagueiro que veio do Avaí? Já têm aqui...Wânderson, Adalberto e Fábio Ferreira... os mais usados; além de Joílson e Iago Maidana, que pouco aparecem. Quanto a Guilherme Santos, o mais correto é deixá-lo de fora do jogo contra o Santa Cruz. Foi expulso diante do Grêmio e não há segurança do Depto. Juríico do Criciúma em autorizar a convocação do atleta, uma vez que ele tem uma suspensão a cumprir. Como o Tigre não joga mais a Copa do Brasil este ano, é melhor não usar o jogador na competição nacional que está em disputa, no caso a Série B. Na dúvida...não escala Guilherme Santos pra não correr riscos de se incomodar lá na frente! Masss...a notícia que mais preocupa, a ausência de Rodrigo Andrade por, aproximadamente 45 dias, em razão de uma lesão muscular considerada de grau 2. O atleta vinha numa crescente. O maior prejudicado, claro, é o Criciúma que não tem outro meia de razoável qualidade para substituí-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário