quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ganhar e convencer!

Talvez este seja o maior desafio dos times de futebol na atualidade. Ou seja, conseguir vitórias e de forma convincente. Entretanto, como o futebol é um jogo, o mais importante é ganhá-lo!! Se der pra vencer convencendo...melhor ainda!! Puxo tal assunto pra destacar o que ocorre com vários times espalhados pelo Brasil e até pelo mundo...entre eles, obviamente, o Criciúma! Com Dejan Petkovic no comando técnico, o Tigre jogou quatro partidas, ganhou duas e empatou outras duas. E, nestes números ainda cabe o adendo de que dois confrontos foram em casa e outros dois fora do Heriberto Hülse. O aproveitamento de Pet no Criciúma ultrapassa os 66%! Contestação? Numericamente...nenhuma! Pra quem é ufanista... se o campeonato tivesse começado há 4 rodadas o Criciúma estaria no G-4!!

De qualquer modo, ganhar uma partida jogando bem faz tempo que não vimos o Criciúma cumprir tal tarefa!! Nem precisa?? Olha...foram apenas 11 rodadas de um total de 38!! Portanto, ainda faltam 27!! E...ninguém, nem o Criciúma, irá conseguir ganhar sempre sem apresentar futebol de boa qualidade para os padrões de uma Série B! Não estamos imaginando aquela “bola de encher os olhos”! Nem há necessidade para tal! Masss...pra chegar na parte de cima da tabela, obrigatoriamente o Criciúma terá de melhorar sua performance! Lembro que em 1.993, Campeonato Catarinense...o Criciúma era treinado por Sérgio Ramires e o futebol era feio! Naquela época o torneio durava quase toda a temporada e o Tigre foi campeão. As críticas eram freqüentes em razão da baixa qualificação mostrada. Só que a equipe era “raçuda” com altíssimo grau de espírito de luta! Hoje, com Petkovic, o Criciúma está sendo competitivo. Foi uma das melhoras notadas. Contudo, só vontade não será suficiente para possibilitar ao Criciúma uma campanha de acesso ou, pelo menos, com maior tranqüilidade e certeza de permanência na Série B!

As dificuldades inerentes a uma competição como o Campeonato Brasileiro aparecem a cada rodada ou sequência de jogos. Lembrando que, para o Criciúma, por exemplo, ainda tem uma “briga” com o Grêmio pela 3ª fase da Copa do Brasil. Só pra situar o leitor...o Tigre estará em Fortaleza na próxima sexta-feira(10), para enfrentar o Ceará, e na terça(14), em Porto Alegre, para jogar contra o Grêmio. Depois...em casa, sábado(18), atuando diante do Bahia; e, de novo no Heriberto Hülse, dia 21, uma terça, com o jogo de volta perante os gaúchos. Uma série de 4 partidas em que o quesito “superação” deverá, obrigatoriamente, em alta!! Afinal, por exemplo, alguém acredita que o Criciúma, com o que vem jogando, pode se dar bem na Arena Grêmio?? Será que vai fazer o jogo da volta “ter graça”?? O goleiro Luiz(foto abaixo) vai continuar “salvando” o time de levar gols até quando? E a sorte...vai se manter “iluminando” Petkovic?? Então...aguardemos, como sempre fizemos!!

Vem cá...de que adianta ficar relembrando os 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha ano passado, por uma das semifinais da Copa do Mundo?? Ficar remoendo o que passou e, principalmente, sendo algo que causou tanta tristeza...pelo menos pra mim, não é legal!! Claro que todos que gostamos do futebol brasileiro e da nossa seleção devemos tirar o máximo possível, lições e aprendizados para que tal vexame jamais seja repetido!! De outro modo, é verdade que pouco foi feito, até agora, por “cartolas” e mandatários do nosso futebol para que haja uma mudança radical. Ficou a imagem da decepção...frustração e uma vergonha daquelas!! Muita coisa tem que mudar...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário