sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Criada a Liga Sul/Minas/Rio! Mas, com poder paralelo ao da CBF?

Conversei com algumas pessoas ligadas à área jurídica e também com integrantes do grupo que está formando a Liga Sul/Minas/Rio. O objetivo, como todos sabem, é viabilizar um torneio no primeiro trimestre de 2.016, com continuidade nos anos subseqüentes, que “correrá” junto com os campeonatos estaduais. Treze dirigentes de clubes estiveram presentes numa reunião na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, e decidiram criar a citada entidade. São eles: Criciúma, Chapecoense, Joinville, Figueirense e Avaí... de Santa Catarina; a dupla Grêmio e Internacional, nossos vizinhos; Coritiba e Atlético, do Paraná; Atlético e Cruzeiro, ambos de Minas Gerais; além de Fluminense e Flamengo, clubes “dissidentes” do Rio de Janeiro. Como se sabe, tricolores e rubro-negros estão “brigados” com a Federação Carioca e se “debandearam” pra jogar a referida competição. A tal Liga já tem até presidente! Trata-se do presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, tendo como vice, o presidente do Avaí, Nílton Machado.
Reunião na sede do Flamengo, com participação de representante do Criciúma, Cláudio Gomes, decidiu criar liga que pode gerar disputa de poder com a CBF.

Só que as coisas ainda não estão devidamente explicadas e claras! Por exemplo...a Liga terá poder de organizar a Copa Sul/Minas/Rio sem a concordância da CBF? E se “bater o pé” e quiser realizar o torneio sem a aprovação dela...conseguirá? Qual o embasamento jurídico para tal? As arbitragens serão viabilizadas como? Afinal, existe uma Comissão de Arbitragem que manda nos árbitros que apitam as competições no País e como eles seriam “liberados” pela CBF para trabalhar nos jogos da Copa Sul/Minas/Rio?? A condição de jogo de cada atleta, juridicamente falando, seria proporcionada por quem? A Liga terá condições de “abraçar” tudo sozinha?? Ou será que os líderes da idéia terão que se “curvar” à CBF??? O que está bem claro é que Delfim Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol, é o “cabeça” deste movimento para a fundação da Liga e, por conseqüência, obviamente, com o objetivo de enfraquecer politicamente o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, seu desafeto! Ocorre que Del Nero e Delfim eram grandes amigos. Masss...uma tentativa de mudar o estatuto recentemente, na CBF, para que o vice mais velho, no caso Delfim, não fosse o substituto imediato de Marco Polo...se este resolver pedir licença do cargo em razão de escândalos na Confederação, fez com que o bom relacionamento fosse pro espaço!!

Ainda sobre a Sul/Minas/Rio...os organizadores pensam numa disputa em oito datas à partir da metade de janeiro até meados de abril. Como os participantes fariam para jogar paralelamente os certames regionais? Pelo que se ouviu, os estaduais ficariam em segundo plano, com prioridade total para a Copa Sul/Minas/Rio. Dizem que Criciúma, Figueirense, Atlético Mineiro, Fluminense e cia. mandariam seus times “B” ou sub-23 para os estaduais. Também não está decidido ainda a que levará o ganhador do torneio! Por exemplo, o campeão terá vaga na Taça Libertadores, na Sul-Americana??? O que se sabe, de outro modo, é que, comercialmente, a Copa deverá ser muito bem encaminhada...inclusive, com total apoio de redes de televisão! Além disso, patrocinadores e apoiadores poderão disponibilizar boas quantias financeiras com premiação em dinheiro!! Então..assim, com alguns encaminhamentos e muitas indefinições...aguardemos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário