quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O único tri-campeonato do Criciúma...!!

Ele está de aniversário! Sim...e aconteceu em dezembro de 1.991, no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma vivia a melhor fase de toda sua história! Afinal, o Joinville já não assustava mais tanto como antes, o jejum havia sido quebrado em 86 e, a partir de 1.989 o Tigre iria “enfileirar” três títulos regionais e mais um nacional que marcariam a biografia do futebol de Santa Catarina! Pois, em 89 o Criciúma conseguiria seu segunda conquista em cima do Joinville, num empate em um a um...em casa. Lembro que Adílson Gomes e Moreno fizeram os gols daquela partida. No ano seguinte...de novo o JEC na final pela frente. E, novamente no Heriberto Hülse, vitória por um a zero, gol de Grizzo.

Veio 1.991 e a memorável participação na Copa do Brasil...o triunfo em cima do Grêmio e, quinze dias depois, quando começou o Catarinense recordo que o então presidente Moacir Fernandes disse a seguinte frase: “O Criciúma será o trem pagador do Campeonato Estadual!”. Afinal, na época, ganhar a Copa do Brasil era algo quase que inimaginável por quem acompanhava o futebol barriga-verde! Veio o primeiro jogo e o Criciúma estreou em Lages, sem técnico! O campeão Luiz Felipe Scolari havia recebido uma proposta do Al Ahli, clube da Arábia Saudita e, uma reunião entre atletas e direção decidiu que o lateral Sarandi não jogaria aquela partida e seria o treinador. E, convenhamos...nem precisava!! Afinal, era um grupo que jogava “por música”!! Placar final: 4 a 1 Criciúma...fora o banho de bola!!!
Era tudo diferente naquela época! O Campeonato Estadual durou seis meses e o Tigre realizou 39 jogos. Ganhou 20, empatou 13 e perdeu 6 confrontos. Seu ataque marcou 54 gols e sofreu 29. Quanto ao técnico Sarandi, foi só no jogo de estréia. Depois vieram Luiz Gonzaga Milioli e Lori Sandri. A decisão do “tri” não foi contra o Joinville. A Chapecoense, então treinada por Juarez Vilela, cumpriu boa campanha e foi a única equipe que talvez tenha “ameaçado” a façanha tricolor. A decisão foi em três jogos...o primeiro em Chapecó, o segundo e o terceiro no Heriberto Hülse. Lá...1 a 0 pra “eles”! O Criciúma se viu obrigado a ganhar a partida de volta pra forçar a “negra”! Dois a zero...gols de Jairo Lenzi e Émerson Almeida.

A boa memória do Passarinho Arrepiado me auxilia...em 15 de dezembro daquele ano, o dia da vitória do “tri”! Estádio Heriberto Hülse em reformas por causa das exigências da CBF e Conmebol para as disputas da Taça Libertadores em 1.992. Entulho espalhado pra lá e pra cá...12.180 torcedores presentes. O Criciúma jogava pelo empate pra ficar com o título. Aos 39 minutos da 2ª etapa...Émerson Almeida chutou duas vezes pra marcar, segundo ele próprio...o gol mais importante de sua carreira! Jogada na área...finalização do meia-atacante, a bola bate no poste esquerdo da meta defendida pelo goleiro adversário, na trave “do Colombo Sales”, e volta novamente pra Émerson que chuta no outro canto fazendo o gol! E...claro! Muita festa e muita saudade!! Time daquele 1 a 0 sobre a Chapecoense? Vamos lá...Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wílson e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo(Émerson Almeida); Vanderlei, Soares(Adílson Gomes) e Jairo Lenzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário