domingo, 13 de dezembro de 2015

Salários de 20 a 30 mil reais. Está bom pra jogar futebol?

Ora bolas...pra nós que somos trabalhadores comuns, está mais do que ótimo!! Tenho a certeza de que são raríssimos os leitores deste espaço que percebem, mensalmente, quantias idênticas as que citei na manchete da postagem. Há de se ressaltar, entretanto, que “altos“ salários são pagos para uma parcela relativamente pequena da classe de atleta profissional de futebol! Estudos divulgados recentemente indicam que 70% de quem joga futebol profissional no Brasil ganha até três salários mínimos!! Os 30% restantes pertencem a clubes com melhores condições financeiras. Obviamente que, se formos refletir e pensar bem...a grande maioria de quem atua nas quatro divisões do futebol nacional acaba tendo maior rendimento!

Faço tal analogia pra chegar no que pretende o Criciúma com a nova gestão, agora comandada por Jaime Dalfarra. Quem conhece a realidade do Clube e da atual administração da G. A., sabe que o novo presidente não tem o mesmo poderio financeiro de Antenor Angeloni. Então, a solução já tomada foi enxugar bastante a folha de pagamento e as despesas gerais, tanto no Heriberto Hülse como no Centro de Treinamentos. Reduz aqui e ali...até chegar no futebol! Dalfarra está deixando bem claro que os próximos passos do Criciúma serão dados conforme o tamanho de suas pernas!! Assim, pra iniciar 2.016, a folha de pagamento será bem menor do que a observada este ano! Já destacamos aqui que o goleiro Luiz será o maior salário do plantel a ser montado. Os demais terão de se encaixar no perfil do “bom e barato”!!

Então...proventos em média de 60 a 70 mil(figura ilustrativa acima)...ou até mais...poderão ser pagos para o período de disputa envolvendo o Campeonato Brasileiro. Pra jogar o Catarinense, onde a receita é menor, o custo também será mais baixo!! Os atletas que estão renovando contrato com o Criciúma e os que podem ser confirmados como novas contratações, “assinam” plenamente conscientes desta situação!! Até porque, como se sabe, a não ser quem é milionário...ninguém mais está “nadando em dinheiro”!! O País vive uma recessão em quase todos os setores da economia e há necessidade de readequações! Na sua grande maioria, os clubes de futebol vivem endividados. Graças a uma estrutura criada com a passagem do “sêo” Antenor, o Criciúma faz parte de um pequeno grupo de instituições desportivas livre de débitos! Mesmo assim, não dá pra ficar “inchando” folha de pagamento com jogadores que nem sempre proporcionam o resultado esperado!!

Passarinho Arrepiado e eu temos pensado muito a respeito do Criciúma...na montagem do plantel com Roberto Cavalo no comando técnico, mais a participação de Jaime Dalfarra e Émerson Almeida. Os grandes times da riquíssima história do Criciúma Esporte Clube não eram formados por grandes estrelas!! As equipes das grandes conquistas tinham jogadores que vieram pra cá afim de buscar espaço, crescer na carreira e vencer...sob todos os aspectos!! E... é nessa direção que Cavalo e cia. devem seguir!! Não precisa ser craque consagrado!! Masss... com certeza, que o time da próxima temporada seja rico, pelo menos, em espírito de luta!!

2 comentários:

  1. Giba
    eu nunca coloquei fé nessa opção caseria. Mas como se diz, A Ver....Começaram muito bem, e torço mesmo pra que dê certo e eu queime a lingua. O que interessa é o Sucesso do Tigre. Gostei muito da contratação do Weliton Saci. Fiquei com uma duvida. Jogador do nível dele virá para o tigre por essa faixa salaria de 20-30 mil? Por ultimo,. se era possivel jogador deste tipo por esse valor pq já não fizeram antes? e agora, então, mpq ainda demorarm para mostrar os outros contratados?
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Bem, o que sei é que o salário mais alto será do goleiro Luiz.Pelo menos, o presidente Jaime Dalfarra garantiu isso! Por que não fizeram antes? Acho que em virtude de ser uma direção agora e outra antes. Demora pra divulgar outros nomes. Eles preferem publicar somente quando o referido contratado assinar contrato...preto no branco!!

    ResponderExcluir