sexta-feira, 3 de julho de 2015

De novo...o 4-2-3-1!!

O técnico Petkovic encaminha o seguinte Criciúma para enfrentar o Paraná nesta sexta(03), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B: Luiz; Arnaldo, Wânderson, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wéllington, Marcão e Rodrigo Andrade; Paulo Sérgio, Neto Baiano e Lucca. Ou seja, a mesma formação do jogo anterior.E com aquele sistema tático usado desde o Catarinense e que, claramente, não vem dando certo!! Na defesa não tem nada de diferente, embora os laterais tenham característica ofensiva. No meio, dois volantes que, cá entre nós, não mostraram ainda a devida eficiência na marcação; um meia que faz o trabalho de ligação e de chegada à frente; mais os três atacantes onde dois voltam pra ajudar na recomposição.

Sei que muitos clubes aqui do País e fora dele estão se utilizando da tal disposição tática, 4-2-3-1, entendendo como evolução. Pode até ser! Mas, o Criciúma não possui jogadores que saibam desempenhar tais funções. Por exemplo...os dois volantes, Wéllington e Marcão, não demonstraram, ainda, bom sentido de marcação e qualidade de passe; Rodrigo Andrade ainda está discreto; e, os dois atacantes que precisam voltar pra marcar, não gostam de fazer isso pois preferem partir com bola dominada em direção à área adversária!! Por outro lado, não dá pra esquecer as falhas do setor defensivo! E...só escapa Guilherme Santos que realizou apenas um jogo! Lembro que o Criciúma tem a quarta pior defesa do Brasileiro da B com 15 gols sofridos, mesmo número que o Santa Cruz.

Mas, afinal...com tudo isso, dá pra ganhar em Curitiba? É possível...sim! Afinal, o Paraná faz campanha idêntica a do Tigre: tem só um ponto a mais! Entretanto, pra conseguir uma vitória no Durival Britto e Silva(foto acima), além das questões táticas, o Criciúma terá de ser muito valente, lutador e com altíssimo grau de espírito de luta! A entrega dos jogadores terá de ser acima da média vista anteriormente! Só qualidade técnica apurada nem sempre resolve! Ainda mais numa Série B !! Por isso, entendo que um time verdadeiramente aguerrido, às vezes, pode superar suas próprias deficiências e ganhar pontos importantíssimos! Outra questão está na tabela de classificação pois, ocupando a 15ª colocação, o Tigre vai necessitar marcar ponto(s) pra não voltar de Curitiba mais perto ou até mesmo na zona do rebaixamento!!

E...o que está sendo projetado pelos dirigentes do Criciúma neste Campeonato Brasileiro? Num primeiro momento, láááá atrás...falavam em acesso, planos para montagem de um “baita” time e uma campanha promissora! A competição iniciou e os primeiros jogos deixaram bem expostas as defecções...a nítida falta de qualidade e comprometimento dos atletas em campo! Trocaram a comissão técnica e surgem esperanças de melhores dias para o Criciúma! Estamos vivenciando “1/4 (um quarto) do torneio e, por enquanto, há muita dúvida sobre o futuro do Criciúma! Afinal, quem garante que o Criciúma vai lutar na parte de baixo, do meio ou de cima da tabela?? Por enquanto...os prognósticos são de opções 1 e 2!! É a realidade...da qual não podemos fugir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário