quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Contratos longos ou de curta duração? Um dilema para clubes e atletas!!

O Criciúma, em algumas das recentes aquisições para o começo desta temporada, está optando por um compromisso mais longo. Ou seja, o jogador vem pra ficar dois anos...casos, por exemplo, de Diego Giaretta e Raphael Silva, ambos zagueiros. Há ainda a situação do goleiro Luiz, que completa 33 anos em fevereiro e renovou com o Tigre por cinco anos!! Assim, terá quase 38 quando acabar seu contrato!! É um risco fazer acordo de extensa duração? Sim! Masss...por outro lado, também não é arriscado assinar por curto prazo? Sim...com certeza!! Por isso o questionamento feito na manchete desta postagem!

Atentem para o seguinte: a Lei Pelé acabou com o vínculo que os jogadores tinham perante seus clubes de origem. Um garoto revelado na base e já compromissado com a respectiva agremiação, antes de 1.998 quando foi promulgada tal lei, só saía com a concordância dos dirigentes, através de liberação ou negociação! Depois de 24 de março de 1.998 tudo mudou! Os jogadores ficaram livres para negociar com o clube que melhor lhe convir! Nos casos em que os atletas vivem bom momento...estão valorizados, os contratos são assinados muito mais atendendo as exigências do jogador do que pelas necessidades e, principalmente, pelo poderio financeiro do clube interessado!!

Há ainda a questão custo/benefício!! Ou seja...se o profissional contratado jogar uma bola “redonda” despertará interesse de outros clubes, as vezes maiores e até de fora do País, e o tempo de contrato poderá determinar sua saída de onde estiver. Por outro lado, se o “cara” não corresponder ao valor investido, mas o contrato for longo, este poderá “se atirar nas cordas” e, apenas, cumprir suas obrigações sem aquele empenho e dedicação que todos gostamos de ver num verdadeiro atleta profissional de futebol. Caso esta situação ocorra, uma das partes rompe o tal contrato, paga a multa rescisória e o problema se resolve! O mais correto é clube e atleta cumprirem seus compromissos, respeitarem o que está escrito, que... mais cedo ou mais tarde, um bom negócio aparece e todos saem ganhando!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado me passa alguns dados de Ricardinho, jogador que está vindo para o Criciúma. O atleta tem 26 anos e atua como volante, lateral-direito e meia-armador!! Nossa! Quantas virtudes, hein?! Ricardinho começou no Goiás e passou por Rio Branco, de Americana; Vila Nova, de Goiás; Avaí; Rio Branco, de Paranaguá-PR; Paraná...até chegar ao Criciúma. Ano passado, ele jogou duas vezes contra o Tigre pelo Campeonato Brasileiro da Série B. E...em ambas oportunidades jogou na lateral. Procurei algumas notícias sobre o jogador e, na grande maioria, informações de partidas jogadas como lateral, e não volante!! Será que ele vem pra cobrir a lacuna deixada pelo afastamento de Ruan ou pra substituir Maicon Silva, que não renovou contrato?? Se vier pra “camisa dois”, lutará pela posição com Ezequiel e Bruno Mazuchello. De qualquer modo, acredito que Ricardinho(foto abaixo) esteja sendo contratado pro meio campo. Aguardemos...!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário