sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Momento “remember” pro torcedor do Próspera!!

No futebol profissional de nossa cidade, a última edição de um clássico ou “derby”... como queiram denominar, aconteceu em confrontos entre Criciúma e Próspera. Isso aconteceu em 2.009 quando, numa partida amistosa, o Tigre bateu os prosperanos por 2 a 0, no estádio Heriberto Hülse. Cá entre nós, longe dos bons tempos em que a região de Criciúma contava com quatro clubes...principalmente nas décadas de 50 e 60, quando havia rivalidade e, em certas ocasiões, contando com fatos inusitados e disputas acirradas! Infelizmente, Atlético Operário, Comerciário, Metropol e Próspera acabaram sucumbindo em razão de problemas financeiros e estruturais. Tanto que, se não fossem pessoas como Osvaldo de Souza, José Ijair Conti...ambos já falecidos, além de alguns “Búrigo” e Antenor Angeloni, não teríamos passado pela “ressurreição” do Comerciário e a transformação para Criciúma Esporte Clube, em 1.977/78!

Masss...o torcedor do Esporte Clube Próspera, principalmente a galera da velha guarda ou aqueles mais fanáticos do bairro, recordam com muita satisfação as únicas duas vezes em que o seu time do coração conseguiu suplantar o Criciúma. A primeira delas foi em 6 de outubro de 1.985 pela quarta fase do Campeonato Catarinense. O “Prospinha” era forte dentro de casa e o Criciúma ainda buscava auto-afirmação em razão de ter montado uma bela equipe na temporada anterior e, novamente, visto o Joinville ser campeão. Dalmo Bozzano apitou a partida vencida pelo “Time da Raça” por 2 a 1. O estádio Mário Balsini recebeu um público de 4.551 torcedores. Lembro que Dalmo foi bem “caseirinho”!! O Próspera abriu dois a zero, gols de Laércio e Moisés. No finalzinho...o Criciúma descontou com Jorge Veras. Times? Vamos lá! O Próspera, treinado por Vicente, jogou com Prê; Sidney, Zé Ricardo, Luiz Cláudio e Kila; Paulo Serrano, Laércio e Rogério; Moisés, Renato e Euzébio. O Criciúma tinha como treinador Procópio Cardoso. A equipe escalada naquela derrota teve Sandrini; Toninho Oliveira, Luiz Antônio, Jorge Scotti e Ivan; Sérgio Fernandes, Carlos Alberto e Rached; Guinga, Roberto e Jorge Veras. Entraram Edmilson e Sílvio Laguna. Por sua vez, o Próspera não efetuou nenhuma alteração.
Lembro ao torcedor...de um e de outro, que Criciúma e Próspera se enfrentaram em 26 oportunidades. Foram 17 vitórias do Criciúma, 7 empates e 2 jogos vencidos pelo Próspera. O Criciúma fez 57 gols e o Próspera 15. E...a outra vitória dos “colorados” aconteceu pela 2ª etapa do Estadual de 1.987, em 8 de julho. O placar foi de um a zero, gol assinalado pelo atacante Matias. Valdir Lodetti, de saudosa memória, apitou o jogo realizado na casa prosperana(foto acima). O Próspera ganhou com o comando de Manoel Sisenando e a equipe teve: Valmir; Silmar, Nivaldo, Paulo e Chiquinho; Paulo Serrano, Almir e Marquinhos; Rogério, Laerte e Júlio César. Ainda foram usados...Matias, autor do gol, e Mano. Já, o Criciúma atuou com Luís Henrique; Sarandi, Rudi, Solis e Itá; Jairo, Carlos Alberto e Lira; Sidnei, Edmílson e Osmair. O técnico era Zé Carlos que usou, ainda, Marinho e Timbé. Como é bom recordar o futebol do passado...não é mesmo??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário