segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Primeiro o bolso...!!!

O diretor de futebol do Criciúma, Émerson Almeida, me disse esses dias o seguinte: “Gilberto... tu precisa ver como as coisas funcionam! A gente manda proposta pros caras e eles mostram pros outros clubes: olha o Criciúma está me oferecendo isso! O que vocês me oferecem??”. É a lei da oferta e da procura. Não se trata de nenhuma atitude mercenária!! As vezes o torcedor e até mesmo nós que militamos na mídia esportiva usamos de termos agressivos quando ficamos sabendo que algum profissional ligado ao futebol procura ir pra quem “dá mais”. Já vem logo o termo ou expressão: “Ah...esse é mercenário!”. Masss...não, em absoluto!! A lei do mercado da bola permite isso!! Ou seja, atletas e integrantes de comissão técnica simplesmente procuram o melhor pra si e pros seus! Não há nada demais nisso!!

Será que se fosse qualquer um de nós...em nossas diversas atividades...não agiríamos da mesma forma?? Claro que sim!! No mundo em que vivemos, estamos em constante busca de melhor qualidade de vida e condição de sobrevivência. E tal insistência independe da atividade profissional que cada um exerce!! Mineiros, pedreiros, eletricistas, executivos e profissionais liberais...dentre outras classes trabalhadoras, sempre vão lutar prá conseguir o melhor pra si! E há um “agravante” nesta condição envolvendo o atleta profissional de futebol: o fato de ele ter sua carreira mais curta que as demais ocupações!! Então...a ânsia por fazer bons contratos e conseguir um bom dinheiro leva os “caras do futebol” a agilizar o mais breve possível, cada um, sua situação. É assim!! Principalmente no mundo capitalista em que vivemos!!

Alguém pode questionar o seguinte: “Ah...mas mesmo assim, o jogador ou técnico precisa dar resposta positiva! Afinal, o futebol é um esporte de rendimento!!”. Sim...boa colocação!! E, justamente, nesses momentos de cobrança e fiscalização é que entram em ação os dirigentes competentes. Quem não estiver demonstrando elevado grau de profissionalismo e dedicação ao trabalho precisa ser afastado e substituído!! Não só no futebol...mas, em vários segmentos, como um todo, está cheio de mau caráter!! Aliás, no mundo da bola, o contratador já mostra eficácia quando sabe contratar!! Se o jogador ou o treinador mostram comprometimento e interesse pelo clube e a camisa que ora está vestindo e defendendo, já é bom sinal de que as coisas podem fluir positivamente!!

Passarinho Arrepiado, de volta após alguns dias de férias...diz o seguinte:  “Claro que perder e ser desclassificado de uma competição nunca é o objetivo de qualquer time que dispute uma competição nacional! Ainda mais um torneio como a Copa São Paulo de Futebol Júnior!! Entretanto, todos sabíamos que o objetivo principal do técnico Grizzo e comandados era passar da primeira fase. E tal meta foi alcançada!! Realizou três partidas e ganhou todas!! Veio a segunda etapa, jogo eliminatório e uma derrota comum para o Internacional. Afinal, em qualquer circunstância perder pros colorados é resultado considerado dentro da normalidade. Mesmo assim, dá pra gente exaltar a campanha do time e o futebol apresentado. Grizzo e a garotada sub-19 deixaram boa impressão!! Ocorre que os dois erros cometidos pelo sistema defensivo do Criciúma foram fatais e determinantes para a derrota de 2 a 0 no jogo contra o Inter. No primeiro gol, a zaga ficou olhando a “banda passar” e, depois de escanteio, o volante Charles cabeceou pras redes de Ronaldo. Já, na segunda conquista colorada, duas falhas culminando com uma “rabada” em bola do zagueiro Vítor. Yan Petter se aproveitou e definiu o placar. O Criciúma fez uma boa primeira etapa e caiu de produção na segunda. Por sua vez, o Inter explorou contra-ataques e erros do adversário...chegando, assim, à vitória que o classificou à próxima fase.”

2 comentários:

  1. Giba
    Foi um jogo bem disputado. Duas falhas individuais eliminam o tigre. Tem bons jogadores: andrew? Kali, Nuno, Jefferson. .Enfim é uma base promissora.
    Qto ao profissional, essa demora na definição da Zaha pode ser complicado mais a frente. .Se não tem Leandro Silva outro precisa vir com urgência ou então firmar Ianson.
    Por último, será mesmo tão difícil achar um centroavante? Ficar esoerando parece pior
    Já se foram várias oportunidades, Leo Gamalho por exemplo. Tens alguma notícia sobre isso?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Não tenho notícia sobre Leo Gamalho. Cogitaram Bruno Rangel e Roger, ambos da Chapecoense.

    ResponderExcluir