quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Brusque...uma “pedra no sapato” do Criciúma!

O Brusque Futebol Clube alcançou seu auge no futebol em 1.992 quando conquistou o único título estadual de sua história. Pra quem não sabe, o “Bruscão eô” foi fundado em 12 de outubro de 1.987 com o intuito de unir as torcidas de Paissandu e Carlos Renaux, dois times tradicionais da cidade. Nunca conseguiu! Brusque tem pouco mais de 120mil habitantes e, por lá, assim como em boa parte do Estado, a preferência futebolística recai sobre os times cariocas e paulistas. De qualquer modo, toda vez que o Tigre visita o estádio Augusto Bauer é um problema danado!! Estive em algumas oportunidades, inclusive, quando o Criciúma tinha bons times e sofreu derrotas na casa brusquense. Lembro de uma, em 1.991, quando fizeram uma festa pra receber o então “Campeão da Copa do Brasil” e meteram 3 a 1 no Tigre de Grizzo, Jairo Lenzi e cia.! Até o presidente do Brusque, na oportunidade, o já falecido Rubens Fachini, aguardou a chegada da delegação tricolor com a camisa do Criciúma, como forma de reverenciar o título nacional obtido! Teve banda de música, hino nacional e show pirotécnico!! Só que, em campo, o “pau pegou” e o Criciúma não viu a “cor da bola”!!
Através de dados colhidos com meu amigo Jaime Tibúrcio, historiador e estatístico, dos 50 jogos realizados entre Criciúma e Brusque, 24 ocorreram no Augusto Bauer(foto acima). Os números indicam que o Tigre ganhou só 5 e perdeu 11, havendo 8 empates!! Então...no retrospecto, nítida vantagem do Brusque que, com certeza, se fortalece bastante quando atua em seu estádio que é “apertadinho”...e sempre com pressão da torcida e do banco de reservas que fica bem encostado ao gramado!! Entretanto, cá entre nós, o Criciúma de hoje não pode e nem deve se preocupar com números, estatísticas ou se a torcida adversária pressiona...etc! Que me desculpem os torcedores do Brusque, mas o “grande” é o Criciúma!! Assim, como seria se o confronto “deles” fosse com Figueirense, Joinville, Chapecoense ou Avaí. O Brusque joga um “campeonato paralelo” onde o principal objetivo é conquistar uma das duas vagas pra Série D de 2.016 e poder completar seu calendário anual. Os principais adversários do Brusque no Catarinense não são os considerados da “elite” e, sim, Metropolitano, Guarani, Camboriú e Internacional.

Sobre as últimas informações colhidas em relação à contratações no Criciúma, está chegando o tal de Jheimy, atacante de 1 metro e 80, 27 anos, e que já trabalhou com Roberto Cavalo no Oeste, de Itápolis-SP. Pelo jeito...vem pra jogar e ser titular!! Assim, desbancando Bruno Lopes que é extremamente participativo, massss...não faz gol!! Outro que também está chegando no Tigre, na verdade retornando pro Heriberto Hülse, é o centroavante Gustavo, aquele que foi trazido pra cá do Taboão da Serra-SP, em 2.013, por 700 mil reais! O cara havia sido artilheiro na Copa São Paulo daquele ano e “encantou” quem contratava no Criciúma. Andou emprestado, mais recentemente no Nacional da Ilha da Madeira, Portugal, onde atuou em 19 jogos e não fez sequer um gol!! Além disso, o Criciúma está tentando trazer um lateral-direito do futebol paranaense que pode ser Diego Tavares, 24 anos, que joga no Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário