quinta-feira, 5 de maio de 2016

A nauseante forma de jogar de uruguaios e argentinos!! E...hora e vez de eleger os meias!!

Tema mais “light” que abordo...as tais “duas linhas de quatro”??Quantas vezes você que nos acompanha ouviu ou leu sobre o tema?? Várias...tenho certeza!! Na verdade, são muitos os treinadores que empregam sistema tático que prioriza quatro jogadores com objetivos de bloqueio ao adversário; e...mais quatro pra “cercar” o oponente, ocupando espaços, tentando dificultar suas ações. No Brasil, então...é quase uma unanimidade entre os times jogar desta forma. Isso ocorre, obviamente, quando time X é atacado por Y. O “X” se resguarda e cabe ao “Y” ter paciência, inteligência e, principalmente, qualidade técnica pra poder “furar” tal barreira. Times como Bayern, de Munique; Paris Saint Germain, da França; Barcelona e Real Madrid, ambos espanhóis; sabem se defender com sabedoria e, quando têm posse de bola, a qualificação e os recursos técnicos de seus treinadores e jogadores aparecem e são fatores fundamentais para que as vitórias e o sucesso venham mais rápido!! Muitos “professores da bola” falam em ocupar espaço, sair rápido pro contra-ataque, roubar a bola, pegar a defesa adversária mal posicionada...!! Enfim, o “blá-blá-blá” já é também bastante conhecido e ninguém consegue mostrar aquele “algo mais”...a não ser que tenha craques em suas equipes. Só que, CRAQUE na verdadeira acepção do termo é COISA RARA no futebol de hoje!!!

Escrevo a coluna ainda no “calor” de ter assistido jogos e mais jogos, nesta quarta-feira(04), envolvendo Liga dos Campeões da Europa, Copa do Brasil e Taça Libertadores da América. Se fosse uruguaio ou argentino talvez não me expressasse desta forma. Masss...sou brasileiro!! E, como tal, afirmo que quem joga futebol pelos times de lá são muito “nojentos”!! Quem me conhece sabe que não tenho a mínima simpatia pelo Corínthians. Entretanto, o que fez o Nacional, do Uruguai, no jogo em que eliminou o time brasileiro é de sentir ojeriza!! Importante frisar que não se trata de discriminar as pessoas nascidas no Uruguai ou na Argentina! E, sim, minha revolta é contra a forma como a grande maioria dos clubes destes dois países se comportam, principalmente quando enfrentam os brasileiros!! Além, do Nacional, já citado, Peñarol, Boca Junior, River Plate e outros conhecidos que jogam as competições do continente sul-americano, também apresentam mesmo tipo de conduta!! Chilenos, paraguaios e times de outros países vizinhos...geralmente são “raçudos”!! Só que não são tão asquerosos como os “hermanos” de Montevidéu e Buenos Aires!! Ahhh...fazia anos que tinha isso engasgado e nunca havia colocado publicamente!! Dá náuseas mesmo!! Repugnante!!!

Passarinho Arrepiado e seu trabalho incansável de formar o Criciúma de todos os tempos. Até agora...Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; mais Roberto Cavalo, o último escolhido!! Sim...quase unanimidade também!! O atual técnico do Tigre tem a preferência de quem nos acompanha no criciumanews e nas redes sociais. Justíssima escolha...sem qualquer dúvida!! Pois chegou a hora e a vez da segunda posição do meio-campo e da terceira...pela polivalência que se observa de quem joga com a 8 e com a 10. Ivanzinho era o “8” do Comerciário; e, Sado, o “10”...campeões de 1.968. A memória não costuma me trair e passaram ainda, entre outros, Taquito e Doriva, em 77; Paulo Luciano, um meia que jogou por aqui no início da década de 80; Luiz Freire; Iúra; Paulinho Criciúma; Carlos Alberto; Rachede; Grizzo; Douglas; Fernandinho; Barbiéri; Mabília, Gélson; Everaldo...e outros que, com certeza, também estão “vivos” nas boas recordações dos torcedores mais saudosistas!! Ressalto que, dos citados aqui...somente Douglas e Fernandinho são canhotos. Os demais...destros. Meus prediletos?? Fico com Barbiéri e Grizzo(fotos abaixo)! Opinem...à vontade!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário