terça-feira, 3 de maio de 2016

Decisões sem surpresas!! E...Itá foi o melhor lateral-esquerdo do Criciúma??

Ananias comemora com Gil(8)...e Agenor, ao fundo, desolado.

A começar pelo Campeonato Catarinense!! O jogo que a Chapecoense ganhou do Joinville... com inteira justiça!! A equipe da casa não criou uma oportunidade claríssima pra “furar” a defesa adversária!! Aliás, a partida em si não foi de grandes emoções. No começo, um erro do zagueiro Bruno Aguiar, do Joinville, que Lucas Gomas não soube aproveitar pra fazer o 1º gol da Chapecoense. O gol de Ananías prova, de novo, que nem sempre é necessário ser “grandalhão” pra arriscar uma cabeçada fatal!! O atacante da “Chape”, que saiu do banco de reservas pra marcar o gol da vitória, tem “só” 1:69 de altura!! Pro jogo da volta, o regulamento indica que o Joinville precisará de DOIS gols de diferença pra ficar com o título!! A Chapecoense pode perder até por um gol que, ainda assim, conquistará o Estadual 2.016!! Convenhamos...diante das atuais circunstâncias e lógica...é pouco provável que o Joinville consiga reverter o quadro!! Masss...no futebol há surpresas e elas podem acontecer!! Huuummm...!!!

Em outras competições espalhadas pelo País, destaque para a Copa Nordeste!! Sim...o Santa Cruz é campeão após ganhar em casa e empatar fora, com o Campinense, da Paraíba. Seria um título que poderia passar despercebido pra nós aqui da região se o “Santinha” não fosse treinado por um criciumense!! Trata-se de Mílton Mendes(destaque na foto acima), hoje com 51 anos e que, quando atleta, jogou no Criciúma!! Isso foi em 1.986...lateral-direito emprestado pelo Vasco, na época. A vida seguiu, ele andou por vários times até se especializar em treinador de futebol na Europa. De 2.014 pra cá, depois de passar por Ferroviária, Paraná e Atlético Paranaense, recebeu uma proposta do Santa Cruz, clube de massa em Recife, e acaba de conquistar a Copa Nordeste!!

Noutros estaduais...boa vantagem conseguiu o Internacional ao ganhar do Juventude de 1 a 0, fora de casa. No Beira-Rio, na “volta”, claro que é favoritíssimo!! O Atlético também abriu placar significativo pra cima do Coritiba, no Paranaense: 3 a 0. O “Coxa” terá que “matar” o saldo de gols...o que, na realidade, é MUITO difícil!! Em Minas, o América ganhou do Atlético a partida de ida: 2 a 1. Nada definido!! Igualmente em São Paulo, na “briga” entre o Audax e o Santos: 1 a 1; e no Carioca, com a vitória do Vasco, 1 a 0, sobre o Botafogo! Ah...em Salvador, o primeiro Ba-Vi decisivo deu Vitória: 2 a 0!! Lucro bastante considerável pensando na partida de volta!!

Passarinho Arrepiado me traz informações sobre a promoção que ele mesmo criou aqui neste espaço para “eleger”, conforme internautas e integrantes de redes sociais, o “Criciúma de todos os tempos”. Na última votação ou participação da “galera” pra escolha da melhor dupla de zaga na história do Clube, deu Vilmar e Luciano!! Perdi nessa, pois entendo que Vilmar e Zé Preta foram os melhores!! Então...o que já temos de “apuração”...Alexandre, o melhor goleiro; depois Paulo Baier ...o “cara” da lateral-direita; e...então, Vilmar e Luciano. Agora, então, vamos à lateral-esquerda! Particularmente, não tenho nenhuma dúvida: Itá!! Masss...não posso deixar de lembrar de Álvaro, um “barbudo” que veio do América pra cá e jogava muito!! Isso no Criciúma...ainda de azul. Nas “antigas”...Tôco foi o lateral campeão de 1.968. Em 77, apareceu Valdeci, um carioca que vestiu a camisa 6...tinha vigor e era muito bom no apoio!! Alguns podem lembrar de Fernandinho, que foi meia também; de Marlon...mais recente!! Entretanto, pelo que pude ver e observar...ninguém jogou mais do que o “capitão Itá”(foto abaixo)!! O “canela fina” marcava bem, apoiava sempre procurando a linha de fundo, tinha bons cruzamentos e era um verdadeiro líder em campo!! De qualquer modo, vocês que nos acompanham...fiquem à vontade e expressem suas opiniões!!

Um comentário: