sexta-feira, 13 de maio de 2016

Finalizado o “Criciúma de todos os tempos”...nos 69 anos do Clube!!

A idéia do Passarinho Arrepiado acabou se transformando numa escolha e votação daqueles que melhor “escreveram” a história do Criciúma...este com 69 anos de vida!! Tudo começou em 13 de maio de 1.947 quando alguns amigos do centro da cidade resolveram criar um time de futebol. Bem...de lá pra cá, somados os anos do Comerciário e do Criciúma o ex “Bacharel”, hoje Tigre, é quase “setentão”!! Muitas glórias, vitórias, conquistas, derrotas, decepções... enfim, tudo o que “tem direito” o Criciúma já fez!! Como se fosse alguém que chega a essa idade com bastante experiência depois de vivenciar várias situações durante anos passados. Tive o prazer de acompanhar bem de perto praticamente tudo que envolveu o Comerciário e o Criciúma, de 1.968 até hoje. O empate com o Caxias, em Florianópolis...proporcionando o primeiro título estadual; os anos de recessão...com a licença solicitada depois de 1.969 até 76. A volta ao profissionalismo, os inesquecíveis 9 a 0 pra cima do Operário, de Mafra, em 77. Lembro que “pulei a cerca”, perto do Colegião, pra ver os 6 gols de Ademir Patrício, 2 do Laerte e outro do Dirceu...numa quarta-feira a tarde.

A mudança de nome...de cores e dois objetivos bem claros. Um deles, agregar as forças da cidade e região em torno de um clube pra tentar conquistar “vôos” mais altos. E...após se solidificar como destaque do Sul, empenhar-se com todas as garras afim de “brigar olho no olho” contra o Joinville que, na época, era o “bicho-papão” do Estado. Tais metas demoraram um pouco, mas acabaram sendo alcançadas! Depois de algumas “sofrências”...o título de 86, o bom Torneio Paralelo, competição nacional da época; o “début” na 1ª Divisão, hoje Série A do Campeonato Brasileiro; o “tri” catarinense; a Copa do Brasil; a Taça Libertadores; o jogo que não acabou, em Florianópolis; os triunfos seguintes em nível regional; os acessos e descensos nos torneios nacionais; os mandos e os desmandos administrativos; e...uma torcida apaixonadíssima!! A recepção pros campeões de 2.013...inesquecível!! PARABÉNS CRICIÚMA!!  Sem “usar” meu reconhecido bairrismo, podem ter certeza de que NINGUÉM em Santa Catarina fez mais pelo futebol do Estado do que o Criciúma Esporte Clube!!

Masss...e o Criciúma de todos os tempos?? Tema anunciado no início da postagem. Pois bem... como já destacamos, a formação escolhida por quem se propôs a participar com suas opiniões é de Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei Soares e Jairo Lenzi. E...quem seria o técnico desse imaginário time?? Deu, com folga....Levir Culpi. Escolha justíssima, é bom que se frise!! Luiz Felipe Scolari também foi lembrado até porque, com ele, o Tigre ganhou a Copa do Brasil, feito que nenhum outro barriga-verde conseguiu, até hoje! Quanto ao presidente...uma boa “disputa” entre Moacir Fernandes e Antenor Angeloni. Não se trata de monopolizar a preferência dos torcedores entre eles. Só que, em hipótese alguma, os outros comandantes também fizeram história no Comerciário e no Criciúma, cada um a seu modo!! Moacir Fernandes realmente foi o melhor dentre todos! Com ele, o Criciúma obteve resultados que jamais se imaginou um dia...fossem alcançados!! Sendo assim, o “Arrepiado” e eu, agradecemos a participação de todos que se envolveram de uma forma absolutamente descontraída. Tudo com o intuito de saber o que cada um dos amigos e internautas pensam a respeito do Criciúma!! Muito bom!! Obrigado, mesmo!!
Levir-Culpi-280x173
soares 2alexandre 2paulo baier 2vilmar xluciano 2itá 2roberto cavalo 2mabíliafgrizzovanderlei 2
moacir fernandes
jairo lenzi 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário