quinta-feira, 2 de junho de 2016

Justas homenagens!! Grandes lembranças!!

Irreparável folha de serviços restados à comunidade! Esta pode ser uma das tantas frases que resume bem o que foram os 86 anos de vida do sr. Algemiro Manique Barreto! Aliás, não dá pra esquecer a verdadeira “parceria”, em todos os sentidos, que tinha o “sêo” Algemiro com sua esposa, já também falecida, D. Zulma Naspolini Manique Barreto. Ambos realizaram benfeitorias à população em geral, à entidades beneficentes e até diretamente à classe mais necessitada da sociedade. Um casal que deixou saudades e daquele tipo raro que se vê nos dias atuais! Como político, lembro bem da sua administração como prefeito municipal de Criciúma...no período de 1.973 a 76. Entre as principais obras, a Estação Rodoviária...funcionando até hoje; e, a Avenida Axial, hoje “Centenário”! Pra quem não sabe, “sêo” Algemiro enfrentou adversidades pra tirar a então estrada de ferro do centro da cidade e, no lugar, construir a principal via que atravessa o município! Vale destacar o trabalho efetuado junto ao Bairro da Juventude, Lions Clube e Criciúma Esporte Clube. Fez parte da direção que comandou o Clube nos áureos anos em que ganhar era “rotina” no estádio Heriberto Hülse! Algemiro Manique Barreto deixa para Criciúma e região um legado dos mais expressivos! Exemplo que pode e deve ser seguido por muitas e várias “figuras” da vida pública!!
Gente...com certeza, se tivéssemos hoje políticos de conduta idêntica a de Algemiro Manique, as obras da via rápida(que de rápida não tem nada!) já estariam mais avançadas ou talvez, até concluídas! O mesmo se diz sobre o tal anel viário... questões de segurança pública, desenvolvimento econômico, saúde, cultura...enfim, uma série de segmentos onde haveria mais agilidade e objetividade na execução de projetos! E...não se trata de “endeusá-lo”!! Em absoluto!! É que Algemiro Manique fazia parte de um pequeno grupo de políticos e empreendedores que não se vê mais ...pelo menos por aqui!! Sei que era uma outra época...diferente e tal! Masss...é que, atualmente, o tempo passa...passa e as coisas não “acontecem”!! Entenderam??

Também cabe nesta postagem mais uma de tantas lembranças do Criciúma, campeão da Copa do Brasil. Neste dois de junho comemora-se 25 anos da conquista mais importante do futebol de Santa Catarina! Tem colegas “mais chegados” em outros clubes, de outras cidades que lêem isso e se “coçam” todos, indignados: “Lá vem o Gilberto com aquela história de que o Criciúma ganhou a Copa do Brasil...e blá, blá, blá...!”. Sei que já estamos nas “bodas de prata” da conquista!! Masss... enquanto não houver feito igual ou idêntico ao do Tigre, a glória é “nossa”...aqui da terrinha...!! Pois bem...o que você que nos acompanha neste espaço estava fazendo em 02/06/1.991?? Lembro de tudo!! A data “caiu” num domingo. Na emissora em que trabalhava como repórter, pedi ao “chefe” pra abrir a programação da rádio as 5 da manhã direto da cabine no estádio Heriberto Hülse. Fui pra lá, vi e presenciei o “antes, o durante e o depois”...retornando pra casa já na madrugada de segunda-feira! Havia combinado com o Zé Roberto, atacante do Criciúma, que me daria a camisa ao final da partida. Quando acabou o jogo...nem deu pra ver o que sobrou de todo o uniforme que ele e os outros jogadores do Tigre estavam usando!! A torcida invadiu o campo e foi uma festa só...inesquecível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário