sexta-feira, 3 de junho de 2016

Mais...dos “imortais”!!

Ainda no embalo dos 25 anos da Copa do Brasil conquistada pelo Criciúma, alguns detalhes daquele grupo de jogadores e comissão técnica que deixaram tanta saudade! Lembro bem que o goleiro Alexandre, titularíssimo daqueles “anos dourados”, chegou no Heriberto Hülse já quase no fim de 1.989. Ou seja...dois anos antes da grande conquista. Eu era setorista de rádio, na oportunidade, e perguntei ao então novo contratado sobre suas características. Ele foi logo se antecipando dizendo que “treinar muito” era sua principal virtude. Constatei “in loco” que realmente tratava-se de um profissional extremamente dedicado em seu trabalho. No sistema defensivo, as duas laterais eram preenchidas por parceiros remanescentes de 1.986!! Ora bolas... cinco anos atrás!! Sarandi e Itá haviam feito parte do grupo que ganhou o Camp.  Catarinense de 1.986. Na zaga, Altair havia se destacado no Ferroviário, de Tubarão, e veio jogar no Tigre tendo como “concorrentes” o prata da casa Wílson, mais os mineiros Vilmar e Evandro. Tudo era tão bem feito que os quatro jogaram e foram muito úteis durante a trajetória vitoriosa!
No meio de campo, Roberto Cavalo foi trazido do Atlético Paranaense com fama de ter muito bom preparo físico, resistência e ser uma espécie de “maestro”! Gélson havia sido destaque no Marcílio Dias que recebeu proposta irrecusável para liberá-lo ao Criciúma. Ambos, Cavalo e Gélson, também vieram para o Heriberto Hülse dois anos antes, em 1.989. Quanto a Grizzo...jogava no Colorado, do Paraná, em 1.988 quando foi contratado pelos dirigentes do Criciúma. No ataque, tinham Zé Roberto, Soares, Vanderlei, Jairo Lenzi e Adílson Gomes...os mais utilizados!! Zé Roberto, gaúcho, meio “carrancudo”...não era artilheiro nato! Masss...taticamente cumpria função importantíssima...sempre pelo lado direito. Soares, o “Brutus”, apelido carinhoso dos companheiros, era “parceiro” de Alexandre no futebol paulista antes de ambos aportarem em Criciúma. Soares também chegou em 89. Vanderlei era o mais “velho” da turma! Digo isso não pela idade; mas sim, por ter chegado ao Clube em 1.985...antes, inclusive, do 1º título estadual! Jairo Lenzi viveu a melhor fase de sua carreira no Criciúma e veio pra cá juntamente com seu amigo e colega de Marcílio Dias, Gélson. E...Adílson Gomes, seu codinome era “Charuto”...que havia feito um bom Estadual pelo Avaí, em 1.988, e em seguida comprado pelo presidente Moacir Fernandes.
Outros jogadores também fizeram parte do histórico triunfo e merecem reverência! Casos dos goleiros Almir, Marola e Évelton, este atuando hoje como preparador de goleiros; do lateral Jairo Santos, o lagunense apelidado de “Calcinha”(não me perguntem o por que!); do zagueiro Omar, cidadão de Armazém, que virou empresário do ramo alimentício, mais tarde; ainda o atacante  Jair(Cabeção)...cara “bom de grupo”; e, os “meninos” Everaldo e Émerson Almeida, que na época atuavam na categoria júnior e, eventualmente, eram chamados pela Comissão Técnica! Sobre o treinador...em hipótese alguma quero ou pretendo tirar qualquer mérito de Luiz Felipe Scolari! Massss...quem “preparou” esse time, com esses jogadores que acabei de citar, foi Levir Culpi!! Levir...escolheu e comprou a carne, o carvão, salgou, temperou, colocou no espeto, cuidou...assou e, Felipão, bateu o sal e serviu...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário