domingo, 29 de maio de 2016

Criciúma não merecia perder! Mas erros da arbitragem, do goleiro Luiz e desperdício de tantas chances foram decisivos na derrota pro CRB!!

Assim, resumo o que vi na partida CRB 2 Criciúma 1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Então, com as oportunidades criadas...e contei 6 contra 4 pró-Criciúma, o Tigre fez por merecer melhor sorte! Como se sabe, entretanto, futebol não tem lógica e o adversário foi mais competente nas conclusões...marcando dois gols!! Os erros da arbitragem também foram determinantes para que o Criciúma sofresse derrota em Maceió! Além de inverter faltas e se mostrar bastante atrapalhado em lances fáceis, o tal de Felipe Duarte Varejão, árbitro do jogo, “não viu” que o atacante Luídy, do CRB, ajeitou a bola com a mão antes de marcar o 1º gol dos alagoanos. Outra situação que pesa contra a atuação do “cara do apito”, houve uma penalidade clara favorável ao Criciúma num lance em que Ezequiel foi derrubado na área. A arbitragem marcou fora!! Fator agravante que ambas as jogadas ocorreram perto também do auxiliar Leonardo Mendonça e este, da mesma forma, “não percebeu”!! Bem... sobre o goleiro Luiz, ele chutou pra frente em saída de bola entregando no pé do adversário!. Na sequência, aconteceu o chute de Luídy...de dentro da área com a bola passando por baixo do corpo do arqueiro tricolor!! Pra mim...duas falhas do bom Luiz que por tantas vezes foi reverenciado aqui neste espaço!! Na 2ª conquista do CRB, após cobrança de escanteio, o zagueiro Nathan cabeceou pra trás e a bola sobrou pra Flávio Boaventura marcar. E...já quase no final do jogo, um pênalte em que a bola bateu na mão de Adalberto, do CRB, convertido por Élvis. Assim como aconteceu em Joinville, o Criciúma “mostrou bola” pra conseguir melhor resultado e, desta feita...pior: perdeu uma partida em que, pra mim, deveria ter vencido!! Ficou bem claro que sobrou incapacidade para o Criciúma na hora de colocar a bola pra dentro!!!

Sobre as costumeiras análises individuais...Luiz errou duas vezes no lance do 1º gol do CRB...como já descrevi antes. Lamento porque trata-se de excelente profissional e muito bom goleiro!! Masss...a avaliação é específica sobre o jogo com o CRB!! E, neste...ele não foi bem!! Chega a ser irritante vê-lo rifando bolas toda hora na frente provocando “bate-volta” pra seu sistema defensivo!! Nota 3!! Ezequiel procurou ir bastante ao ataque e, no 2º tempo, quando o Criciúma teve mais posse de bola, foi mais participativo. Só que, no 1º andou levando algumas bolas nas costas!! Tentou chutes à média distância e mandou a lááá longe!! Nota 5. Raphael Silva foi o mais seguro dentre todos no Criciúma! Sua atuação individual...superior aos demais!! A seu estilo...não perdeu bolas pros atacantes do CRB. Nota 7. Nathan não conseguiu reeditar o bom futebol do jogo com o Goiás. Quem puder que observe pela TV...na jogada do 1º gol do CRB ele meio que dá uma parada esperando a marcação da falta. Portanto, também falhou!! Nota 4. Diego Giaretta jogou só um tempo e foi substituído no intervalo porque o Criciúma estava perdendo. Nos primeiros 47 minutos, trocou passes no lado esquerdo sem muita objetividade ofensiva! E, como marcador, ainda teve que contar com a ajuda de Niltinho porque o CRB priorizou atacar pelo seu lado direito. Nota 4. No meio, Barreto não esteve bem! Tem sido assim...uma boa, duas ruins...!! Desta feita...novamente elevado número de passes e “botes” errados!! Nota 4. Por sua vez, Douglas Moreira teve maior movimentação! Seu trabalho é aquele de “formiguinha”...carregando a bola e entregando para os meias. Nota 6. Juninho também saiu no intervalo porque não cumpria bem sua função de ser jogador agressivo e procurando o ataque. Continuo achando que vai jogar mais!! Só que, contra o CRB, ficou “devendo”!! Nota 4. Quanto a Élvis...é atleta de boa movimentação e sempre tentou chegar no ataque pra concluir a gol. Desperdiçou oportunidade que “não se perde”!! Pela sua entrega...nota 6! No ataque, Gustavo esteve discreto...sem levar vantagem perante os defensores do CRB. Nota 5. E Niltinho, nota 6 pela sua versatilidade e espírito de luta! Outra vez, jogou aberto pelo lado esquerdo e conseguiu algumas jogadas de velocidade. Entraram Roberto e Gabriel Leite que atuaram durante todo o 2º tempo. Nota 5 pra cada um! Nenhum dos dois rendeu ou fez jogadas que tivesse resultado em, pelo menos, perigo à meta adversária! Alex Maranhão também esteve em campo nos minutos finais e, pelo pouco tempo, deixemos sem nota.

Sobre o técnico Roberto Cavalo, dentro do que penso...se equivocou ao optar por Diego Giaretta pra substituir Marlon, na lateral-esquerda. O mais correto seria a manutenção de Niltinho, no setor, como havia ocorrido na 2ª etapa do jogo com o Goiás. O treinador do Criciúma também precisa corrigir, URGENTEMENTE, a teimosia ...principalmente do goleiro Luiz em dar chutões pra frente! O mais correto é sempre procurar sair jogando com os defensores, laterais ou volantes que estão na sua frente pra isso...ora bolas!!! Mesmo assim, com erros e finalizações falhas...o Tigre poderia ter, pelo menos, empatado o jogo!! Fica a lição que precisa e deve ser bem absorvida por todos!!

5 comentários:

  1. Giba
    Acredito tb que Luiz poderia ter defendido a bola do primeiro gol. Mas ele tem muito crédito e além disso o luydi levou com a mão. Juninho não disse a que veio ainda. Niltinho é muito parecido com Jefferson, muita correria e nada de efetividade. Na minha visão Barreto jogou bem, assim como Ezequiel. Quem não deveria jogar era o Giareta na lateral. E Dodi, ainda neste turno vai mostrar definitivamente que não deveria jogar no tigre, menos ainda como titular.
    Afinal o Jheymi voltará a jogar nesse ano ainda? Sabes de algo?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Giba
    Outra: sabes se há algum encaminhamento do tigre no sentido de punição do jogador que quebrou o nariz e maxilar do Marlon? E se tb foi encaminhada à CBF reclamação formal contra o juiz do último jogo crb X cec?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  3. Émerson, o Jheimy já está treinando pra recuperar forma física. E, sobre o caso do Marlon, o Criciúma fez reclamação formal, sim, à CBF.

    ResponderExcluir