terça-feira, 5 de julho de 2016

A campanha de cada um dos catarinenses no Campeonato Brasileiro.

Dentre todos os participantes...os dois da Série A, o trio que joga a “B” e outros três que estão na Série D, a equipe que apresenta campanha mais equilibrada, sem dúvida alguma...a Chapecoense! Hoje, está em 11º com 46,2% de aproveitamento e tem se mostrado, dentro de campo, um grupo com jogadores de certa estabilidade. Alguém pode argumentar que, em termos percentuais, o Criciúma tem melhor aproveitamento! Afinal, o Tigre é 6º na Série B com 52,4%!! Massss...há de se levar em conta as divisões que cada um joga e, por conseqüência, a qualidade técnica. Mesmo considerando-se o nível do nosso futebol que, convenhamos, não anda lá essas coisas...entendo que há disparidade entre as competições citadas. Então, chego à conclusão de que, mesmo sendo um pouco inferior ao time do ano passado, a Chapecoense ainda é o que temos de melhor, atualmente, no futebol de Santa Catarina! Os “índios” do Oeste são fortes quando atuam em seu estádio e, vez por outra, “endurecem” pra alguns considerados “grandes” fora de casa. Nunca é demais lembrar, entretanto, que só foram jogadas 13 rodadas e há tendência de aumentar as dificuldades com o andamento do torneio!!

Por sua vez, o Figueirense...momentaneamente, anda correndo riscos!! A zona do rebaixamento é um fantasma que está assombrando o alvinegro do Estreito! O próximo compromisso do time treinado por Vinícius Eutrópio é o Grêmio, em Porto Alegre...todo embalado pela vitória no Gre-Nal! Curiosamente, pelos atletas que tem...era pro Figueirense estar jogando um pouco melhor e, por consequência, com campanha superior! Jogadores como o goleiro Gatito Fernández, o zagueiro Wéley, o lateral Marquinhos Pedroso, os meias Elicarlos, Jocinei e Carlos Alberto, além do atacante Éverton Santos...tinham que render mais!! De qualquer modo, há tempo pra “arrumar a casa” e encontrar soluções afim de que o Figueirense não vá “ladeira abaixo”...o que pode ser fatal pras suas pretensões em permanecer na elite do futebol brasileiro!!
Na Série B, decepcionante o Joinville! Com 14 rodadas disputadas, hoje...o JEC faz campanha de time que se encaminha pro descenso!! Está a três pontos de sair do Z-4 e, mesmo que vença o Sampaio Corrêa em casa, na próxima rodada, ainda assim corre risco de continuar na “degola”!! O Joinville trilhou os caminhos necessários até jogar uma 1ª Divisão após 27 anos!! Lembro que chegou a disputar a Copa Santa Catarina pra conseguir uma vaga na Série D!! Depois disso....subiu “degrau a degrau” até que em 2.015 deu uma “passeada” na elite! Este ano, se não se apressar poderá “descer a escada” novamente!! Quanto ao Avaí...este sim é um “sobe/desce” desde o início do campeonato. Claro que a vitória conquistada diante do Vasco, na rodada passada, eleva o moral de todos na Ressacada! Só que, por ora, o Leão é “só” 13º com 18 pontos!! E o Criciúma? Se formos analisar a atual conjuntura da Série B, é o time mais promissor entre os barrigas-verdes! Muito embora, o técnico Roberto Cavalo ainda não tivesse encontrado a tão desejada estabilidade numa equipe que tem virtudes e limitações!! Pelo plantel formado, insisto na tese que defendo há algum tempo. Ou seja, o Criciúma não está fazendo nem menos...nem mais do que se criou de expectativa!!

E...temos ainda a Série D com a competição se encaminhando para as duas rodadas finais do returno na 1ª fase. Só o campeão dos 17 grupos de 4 clubes cada passam à etapa seguinte. Quem ficar em 2º luta por vaga se tiver melhor campanha...etc. O Brusque é 2º na chave A-15 e “briga com J. Malucelli, Novo Hamburgo e Madureira. Já, no grupo A-16 está o Internacional, de Lages. É 3º colocado e disputa vaga(s) com PSTC, Linense e São Paulo(RS). E, o Metropolitano que está no grupo A-17...também está em 3º e tem como adversários Maringá, Caxias e Ituano. À distância...acho que só o Brusque consegue passagem pra fase seguinte, continuando sua campanha afim de buscar uma vaga na Série C!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário